Galpões logísticos ganham espaço no Brasil

galpoes logisticosO setor de galpões logísticos deve crescer 60% até 2017 com a entrega dos projetos em andamento. Um dos principais responsáveis pela aumento da demanda do serviço são as empresas de comércio eletrônico, que estão investindo fortemente em logística.

De acordo com a consultora imobiliária JLL, até 2017 o país contará com 38,9 milhões de metros quadrados de galpões logísticos. O baixo crescimento econômico do país no momento é preocupante para o setor, que ainda assim vai aumentar sua cota atual de estrutura logística em quase 15 milhões de metros quadrados de galpões.

Com o atual momento da economia nacional, muitas empresas que possuem centros de distribuição estão optando pela locação de galpões logísticos, possibilitando a redução de custos operacionais, liberando capital para as atividades de varejo. Entre as principais empresas que vem buscando alternativas logísticas como a locação estão as grandes varejistas, incluindo o comércio eletrônico e multinacionais.

As empresas do setor têm tomado diferentes estratégias de investimentos, como o build-to-suit (construir para caber, em inglês), no qual a empresa constrói a estrutura sob encomenda, já na forma com que o cliente define em contrato. Outra estratégia é a oferta de condomínios pelo território nacional, com localização estratégica para atender as diferentes regiões brasileiras em desenvolvimento.

Essa tem sido a estratégia da Log CP, do grupo MRV Engenharia. Cerca de 96% da área locada nos espaços logísticos da empresa foi locada fora do estado de São Paulo, em sete estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste. A Log encerrou setembro com recorde de locação, com 165 mil metros quadrados adicionais, alta de 190% sobre o acumulado em 2013.

Como já analisado no Blog Logística, a locação de galpões logísticos possui vantagens em relação a construção ou compra da estrutura, como a flexibilização nas operações de logística, custos de investimentos menores e estáveis, e rápida implantação para as empresas interessadas.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.