Esse foi o tema de uma excelente matéria exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, no dia 21/04, revelando dados estarrecedores em relação ao desafio que a falta de infraestrutura acaba acarretando para a logística nacional, aumentando custos, gerando prejuízos e atrasando as entregas.
Para se ter uma ideia do tamanho desse prejuízo para o povo brasileiro, além da falta de planejamento, o país gastou R$ 5,1 bilhões em 700 km de trilhos entre Palmas, no Tocantins, e Anápolis, em Goiás, mas hoje, 20 anos depois, o trem ainda não chegou.
Sim, falta planejamento, mas também falta fiscalização, o que auxilia a corrupção, o desvio de verbas e segue impedindo o país de transportar cargas de forma mais barata e eficiente.
Além disso, impressionam os erros na execução dos projetos. Há trilhos mal soldados, curvas perigosas, fechadas demais e trilhos que não suportam o peso de trens carregados. Um verdadeiro desperdício do dinheiro público e um problema capaz de elevar e muito o custo com transporte repassado para as empresas.
E se formos observar os portos brasileiros, a situação é tão ruim quanto. Existem filas de navios dentro e fora das baias esperando para carregar e descarregar, o que causa atrasos nas entregas e prejuízos para as empresas. Um dos exemplos de como isso impacta na economia brasileira e na imagem do Brasil no exterior é que a China cancelou a compra de dois milhões de toneladas de soja este ano, pois sabe que o Brasil pode produzir, mas também sabe que o Brasil não consegue entregar no prazo.
É preciso haver uma mobilização urgente por parte do Governo para avaliar e reestruturar ferrovias e portos brasileiros para conseguirmos atender à demanda, pois ter um alto volume de produção e não ter condições de comercializar essa produção significa gerar prejuízos e desconfianças em relação ao Brasil pelo mundo.
Resta ver se os R$ 58 bilhões em investimentos previstos para este ano serão suficientes para sanar estes problemas e colocar o país nos trilhos, sem deixar o contribuinte pagando altos impostos e vendo o Brasil ser visto com tamanha descrença dentro e fora de seus portos.