Exemplo de logística: o Volvo FH16

No Blog Logística somos apaixonados por tudo de impressionante que a logística consegue proporcionar. Além de serviços incríveis, a tecnologia trouxe um grande potencial para que aviões, navios e trens desempenhassem um papel fundamental nos procedimentos logísticos. E ver o caminhão Volvo FH16 mover 40 contêineres e suas 750 toneladas certamente se encaixa nessa categoria.

Volvo FH16

O maior caminhão do mundo é o BelAZ 75710, contudo ele opera somente em ambiente de mineração. Para o transporte de cargas em rodovias, a disputa está em aberto. E o desafio da Volvo vem justamente buscar mostrar toda a capacidade do modelo FH16.

Desafio

O teste com a carga visava testar a nova transmissão I-Shift, que usa engrenagens do tipo crawler – com marchas reduzidas. A transmissão permite ao Volvo FH16 transportar cargas de até 325 toneladas.

Para dar um ar um apelo mais midiático, a fabricante convocou Magnus Samuelsson, atleta de força sueco vencedor do World’s Strongest Man, para dirigir o caminhão.

Além da carga excessiva, o caminhão ainda enfrentou condições meteorológicas adversas, com as fortes rajadas de vento e neve do inverno sueco.

O teste foi realizado no terminal portuário de Gotemburgo em uma distância de 100 metros.

Para o teste, foram usadas diversas medidas de segurança. Todos os 204 pneus dos 20 reboques passaram por vistorias de pressão e freios de segurança.

A carga

As 750 toneladas são um valor tão alto que pode ser difícil ter noção do que representa. A própria Volvo citou outras formas de expressar esta carga:

Volvo FH16 desafio

57 unidades do Volvo FH16;

350 unidades do Volvo XC90;

150 elefantes adultos;

4 aviões Boeing 747 Jumbo Jet;

4,5 turbinas de vento.

Volvo FH16

O modelo é voltado para o transporte de cargas pesadas por longas distância. O modelo tem quatro opções de motorização, com um motor de 16 litros que oferece 540, 600, 700 ou 750 cavalos. A Volvo oferece três diferentes modelos de cabines e as opções de chassi podem ser customizadas para as necessidades do cliente.

Se as 750 toneladas do vídeo representaram um desafio proposto pela fabricante em ambientes experimentais, transportar até 325 toneladas em estradas é um fato que mostra o quão incrível é a logística moderna e os caminhos para o futuro do transporte de cargas.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 19 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.