Se no Brasil as ciclovias ainda dão seus primeiros passos (ou pedaladas) e enfrentam uma certa barreira cultural, em outros países as bicicletas já se tornam uma solução não somente para mobilidade urbana, mas também para a logística.
A DHL, operadora de logística alemã, introduziu em suas operações na Holanda a Cubicycle. Trata-se de uma bicicleta de carga para distribuição urbana. O projeto aproveita-se da tradição holandesa com o uso das bicicletas, já com aceitação social e infraestrutura apropriada.
Com a implementação dessas bicicletas na frota de logística no país, a DHL pretende otimizar sua eficiência ambiental, com menor índice de emissões carbônicas. O veículo é um “quadriciclo” com um contêiner removível com capacidade de um metro cúbico. As principais vantagens dessa variação de bicicleta em relação a outros veículos não motorizados são a capacidade de volume de carga transportável e a integração com os sistemas da DHL. O Cubicycle foi implementando inicialmente na cidade de Almere.
A estrutura reclinada da bicicleta é um de seus principais recursos, que permite velocidade e conforto para o condutor, que também conta com um sistema elétrico de assistência de aceleração para arrancada.
Mesmo com o contêiner volumoso, o Cubicycle cabe perfeitamente nas ciclovias holandesas. A altura dele foi desenvolvida especialmente para que outros ciclistas possam enxergar sobre a carga. Esse é um diferencial comparada a outras bicicletas de que suportam alto volume”, explica Kees de Lange, Vice-Presidente de Operações da DHL Express Netherlands.
As dimensões da carga (80 x 120 x 100 cm) corresponde ao tamanho de um pálete padrão, o que facilita a integração do serviço ao processo de manuseio de cargas da empresa. O pequeno contêiner é levado ao centro da cidade de Almere, onde é instalado no Cubicycle, que inicia sua rota de entrega.
Comparado ao Parcycle, outra bicicleta de carga da DHL, o novo veículo oferece uma capacidade muito maior. Em média, o Cubicycle recebe uma carga de 125 kg e deve rodar em média 50 km por dia.
A iniciativa faz parte do programa ambiental GoGreen da empresa alemã. O grupo espera melhorar sua eficiência em emissões de carbono em 30% até o ano de 2020. Com base nas emissões de 2007, a DHL já aumentou sua eficiência em 23%.