O novos iPhones 6 e 6 Plus foram lançados no dia 19 de setembro e venderam milhões de unidades. Embora os números exatos ainda não tenham sido divulgados, o CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que a marca é histórica, com o crescimento de um lote em relação ao lançamento de 2013.
E que tal saber como é a logística de lançamento de um produto tão requisitado? As lojas começaram a receber os estoques em 17 de setembro, dois dias antes do lançamento. Os lojistas foram instruídos a manter 4% do estoque para cada SKU (sigla para Unidade de Manutenção de Estoque), garantindo que os clientes que comprassem aparelhos que pudessem apresentar defeitos já tivessem outra unidade imediata para troca. Os aparelhos comprados em pré-venda também foram separados para evitar problemas de falta de estoque.
No dia do lançamento, a Apple manteve, desde as 5h da manhã, especialistas sobre os smartphones disponíveis para tirar dúvidas de clientes já posicionados na fila. Nesse horário, os consumidores foram divididos em duas filas: uma para os que ainda iriam realizar a compra e a outra exclusiva para aqueles que compraram em pré-venda, mas foram às lojas buscar o aparelho.
A Apple também utilizou o Reservation Pass, novo sistema digital que sincroniza a posição na fila de cada consumidor com as informações do estoque. As informações do sistema são enviadas por e-mail ou SMS. Dessa forma, os consumidores poderiam sair das filas e voltar em outro momento do dia para finalizar a compra.
No horário de abertura, os especialistas receberam os clientes e verificaram os códigos de reserva, seja no caso de pré-venda ou por posição na fila. Após a compra, os especialistas ofereceram o Personal Setup, um atendimento personalizado para que os consumidores já saíssem da loja com seus novos iPhones ligados e prontos para uso. A loja também ofereceu um atendimento mais ágil, chamado Express Workshops.