Entenda o que são os galpões Industriais e Logísticos

Uma das formas de manter a sua estratégia empresarial eficiente em longo prazo é realizando atualizações constantes. Como justificativas, temos a própria oscilação do mercado, as variações econômicas e as mudanças no comportamento dos clientes. Com a adoção de revisões periódicas, é possível combater as ameaças e aproveitar as oportunidades que se apresentam.

Entenda o que são os galpões Industriais e Logísticos

Atualmente, uma dessas condições favoráveis pode ser representada pela disponibilidade de galpões industriais e logísticos para expandir a sua operação.

Se o seu objetivo é comprar, construir ou alugar um imóvel para as suas necessidades de transporte, este artigo foi feito para você.

Como escolher um galpão industrial?

Em muitos casos, a capacidade instalada da empresa não é suficiente para lidar com o aumento da demanda ou não há espaço disponível para receber os projetos de expansão. Essa situação expõe a necessidade de obter um novo local, porém com a infraestrutura exigida.

Modernidade é um requisito fundamental ao escolher um galpão com fins industriais. É preciso contar com uma construção ampla que permita a montagem de maquinário, a disposição com medidas de segurança e a promoção da adaptação da área.

Encontrar plantas industriais com as especificações dos clientes é um desafio, pois o layout é definido pelas construtoras. Isso se manifesta na forma de escritórios cada vez maiores enquanto a área fabril tem tamanho insuficiente para a operação.

Esse tipo de desvantagem deve ser levada em conta ao pesquisar opções no mercado imobiliário.

Quais são as vantagens de um galpão industrial?

O aluguel de um galpão não é uma solução utilizada exclusivamente por transportadoras. Isso é devido aos atrativos serviços oferecidos pelo condomínio e que são divididos entre os locatários que usufruem de:

  • portaria e vigilância no local;
  • espaço para estacionamento;
  • pátio amplo para carga e descarga de mercadorias;
  • manutenção e limpeza.

Muitas empresas buscam flexibilidade no momento de montar uma nova fábrica de acordo com os seus próprios critérios. Em alguns casos, apenas parte final da linha de montagem pode ser descentralizada, por exemplo. Com isso, os produtos acabados podem ser separados e enviados aos clientes com maior agilidade.

Como escolher um galpão logístico?

Esse é um mercado em franco crescimento. O estado de Minas Gerais é um destaque com o total de 687,5 mil metros quadrados de galpões logísticos construídos. A taxa de vacância também é considerada baixa, de 20,7%, se comparada com outros estados. As informações foram divulgadas pelo Diário do Comércio e buscam explicar como esse tipo de investimento é atrativo.

Para o empreendedor que busca o imóvel logístico ideal, é preciso considerar a sua proximidade com as rotas de distribuição e centros urbanos. Esse é um dos fatores mais importantes e não pode ser deixado em segundo plano.

A diferença entre galpões industriais e logísticos está no tipo de estrutura requerida para cada tipo de processo. Armazéns devem ter amplo espaço dedicado para o empilhamento de pallets e a separação de pedidos e prateleiras.

Quanto à infraestrutura exigida para a equipe administrativa, o local dos escritórios deve dispor de instalações preparadas para linhas telefônicas, computadores, servidores e arquivos.

Quais são as vantagens de um galpão logístico?

O aluguel é uma alternativa muito procurada por empreendedores que não desejam aumentar o seu ativo imobilizado e tampouco dispõem de recursos imediatos para adquirir ou construir o imóvel próprio.

Além disso, os custos são consideravelmente inferiores, o que torna a operação mais eficiente em termos de economia de verba. Em geral, condomínios logísticos são construídos em regiões industriais e de fácil acesso a rodovias, o que garante agilidade nas entregas.

A utilização de galpões também pode ser combinada com outros modais de transporte. Com a disponibilidade de imóveis próximos a aeroportos de carga e a região portuária, é possível o favorecimento da movimentação de mercadorias via área ou marítima.

Um ambiente competitivo impulsiona as empresas a buscarem formas de manter o mesmo nível de serviço oferecido ao cliente, porém com a redução dos custos. Os galpões industriais e logísticos se tornam uma importante ferramenta ao oferecerem o espaço necessário para a expansão das atividades de transporte com amplo retorno do investimento.

Para continuar tendo acesso aos artigos publicados, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada. Vamos lá!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

4 Comentários

  1. Donizete Lanzoni RIbeiro disse:

    Excelente matéria.

    Grato
    Donizete Lanzoni Ribeiro

  2. Nelson Pereira disse:

    Olá achei esse Blog muito interessante, para quem tem duvidas na área de logística, fica fácio entender como resolver problemas do setor.

    Obrigado.

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + dois =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.