Entenda a importância do layout de armazém e como ele contribui para o sucesso da logística

A gestão de estoque é uma rotina da logística pensada com o objetivo de aprimorar resultados e tornar o setor cada vez mais eficiente. Para isso, é necessário planejar alguns pontos essenciais, e um deles é o layout de armazém.

No artigo de hoje, explicaremos o que é isso, qual é a importância de manter sua organização e quais são as características de um bom modelo de layout. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é o layout de armazém?

O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível.

Nesse esquema, considera-se questões como otimização de espaço, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores que explicaremos a seguir.

Por que é importante planejá-lo com cuidado?

Como dissemos ali em cima, um bom layout de armazém ajuda a aprimorar os resultados logísticos. Quando o planejamento é bem estruturado, ele proporciona importantes benefícios para a área, como:

Melhor aproveitamento do espaço

Uma boa organização do layout faz com que o espaço seja aproveitado da melhor maneira possível. Assim, é possível armazenar mais itens utilizando o mesmo ambiente.

Movimentação eficiente

Os corredores devem ser projetados para garantir uma boa movimentação de pessoas, máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que não comprometem a área que é destinada ao estoque.

Aumento da produtividade

Outra grande vantagem de se investir na organização do layout é conseguir aumentar os níveis de produtividade. Afinal, os itens passam a ser organizados seguindo uma lógica mais eficaz — que explicaremos a seguir.

Quais são as características de um bom layout?

Para criar um bom layout, existem alguns pontos que precisam ser observados. Os principais são:

Giro dos materiais

Um dos objetivos de organizar o layout de armazém é facilitar o processo de separação (picking) dos produtos, tornando-o mais ágil e alinhado.

Assim, o ideal é armazenar os itens que possuem maior saída (giro alto) em uma área mais próxima da expedição — diminuindo a distância percorrida — e em uma altura mais fácil de alcançar — facilitando a identificação.

Já os materiais menos populares (de baixo giro) podem ficar localizados em uma área mais afastada e em alocações superiores, já que não são requeridos com tanta frequência.

Armazenamento por grupos

Outro ponto importante relacionado à facilidade de encontrar os itens é a organização por meio de grupos de produtos. Ou seja, o ideal é criar categorias e agrupá-las dentro do estoque, facilitando o processo de entrada e saída.

Tamanho dos materiais

O tamanho das mercadorias também deve ser levado em consideração, já que isso influencia diretamente no aproveitamento de espaço. Se uma grande área é destinada a itens pequenos, por exemplo, haverá desperdício.

Características dos produtos

Dependendo dos itens que são armazenados, existem necessidades especiais ligadas à temperatura, ventilação e umidade, entre outras. Esse também é um aspecto que precisa ser considerado no planejamento de um layout de armazém, pois tudo isso ajuda a garantir a integridade dos materiais.

Eficiência do espaço

O espaço também deve ser pensado de acordo com a acessibilidade para facilitar a movimentação de equipamentos. O objetivo é sempre conseguir melhorar a produtividade, ao mesmo tempo em que se otimiza a gestão do estoque.

Como você pode ver, o layout do armazém é fundamental para o sucesso da logística. Para que isso se torne possível, porém, é necessário fazer um planejamento mais organizado e, principalmente, escolher galpão que tenha uma estrutura adequada para armazenar os produtos.

E você, quer saber mais sobre outros temas relacionados à logística de estoque? Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: estamos no Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

7 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Muito bom Parabéns

  2. Alini martins disse:

    muito prático deixa voçê bem informada(o)

  3. Heber Lemos disse:

    Quem é o autor deste artigo? Estou fazendo um artigo em cima deste tema, e preciso das referências

  4. Virgilio José disse:

    Aproveitável o texto,estou gerir um armazem e de facto preciso desta informaçao.

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quinze =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.