2017
Entenda a importância do layout de armazém e como ele contribui para o sucesso da logística
A gestão de estoque é uma rotina da logística pensada com o objetivo de aprimorar resultados e tornar o setor cada vez mais eficiente. Para isso, é necessário planejar alguns pontos essenciais, e um deles é o layout de armazém.
No artigo de hoje, explicaremos o que é isso, qual é a importância de manter sua organização e quais são as características de um bom modelo de layout. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é o layout de armazém?
O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível.
Nesse esquema, considera-se questões como otimização de espaço, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, impactos na produtividade, entre outros fatores que explicaremos a seguir.
Por que é importante planejá-lo com cuidado?
Como dissemos ali em cima, um bom layout de armazém ajuda a aprimorar os resultados logísticos. Quando o planejamento é bem estruturado, ele proporciona importantes benefícios para a área, como:
Melhor aproveitamento do espaço
Uma boa organização do layout faz com que o espaço seja aproveitado da melhor maneira possível. Assim, é possível armazenar mais itens utilizando o mesmo ambiente.
Movimentação eficiente
Os corredores devem ser projetados para garantir uma boa movimentação de pessoas, máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que não comprometem a área que é destinada ao estoque.
Aumento da produtividade
Outra grande vantagem de se investir na organização do layout é conseguir aumentar os níveis de produtividade. Afinal, os itens passam a ser organizados seguindo uma lógica mais eficaz — que explicaremos a seguir.
Quais são as características de um bom layout?
Para criar um bom layout, existem alguns pontos que precisam ser observados. Os principais são:
Giro dos materiais
Um dos objetivos de organizar o layout de armazém é facilitar o processo de separação (picking) dos produtos, tornando-o mais ágil e alinhado.
Assim, o ideal é armazenar os itens que possuem maior saída (giro alto) em uma área mais próxima da expedição — diminuindo a distância percorrida — e em uma altura mais fácil de alcançar — facilitando a identificação.
Já os materiais menos populares (de baixo giro) podem ficar localizados em uma área mais afastada e em alocações superiores, já que não são requeridos com tanta frequência.
Armazenamento por grupos
Outro ponto importante relacionado à facilidade de encontrar os itens é a organização por meio de grupos de produtos. Ou seja, o ideal é criar categorias e agrupá-las dentro do estoque, facilitando o processo de entrada e saída.
Tamanho dos materiais
O tamanho das mercadorias também deve ser levado em consideração, já que isso influencia diretamente no aproveitamento de espaço. Se uma grande área é destinada a itens pequenos, por exemplo, haverá desperdício.
Características dos produtos
Dependendo dos itens que são armazenados, existem necessidades especiais ligadas à temperatura, ventilação e umidade, entre outras. Esse também é um aspecto que precisa ser considerado no planejamento de um layout de armazém, pois tudo isso ajuda a garantir a integridade dos materiais.
Eficiência do espaço
O espaço também deve ser pensado de acordo com a acessibilidade para facilitar a movimentação de equipamentos. O objetivo é sempre conseguir melhorar a produtividade, ao mesmo tempo em que se otimiza a gestão do estoque.
Como você pode ver, o layout do armazém é fundamental para o sucesso da logística. Para que isso se torne possível, porém, é necessário fazer um planejamento mais organizado e, principalmente, escolher galpão que tenha uma estrutura adequada para armazenar os produtos.
E você, quer saber mais sobre outros temas relacionados à logística de estoque? Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: estamos no Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter!
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
PUBLICADO EM Mercado TAGS:
7 Comentários
COMENTÁRIOS
Deixe o seu comentário!
Deixe um comentário
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
Muito bom Parabéns
muito prático deixa voçê bem informada(o)
Olá Alini,
Ficamos felizes por saber que você gosta de nossos conteúdos. Para não perder nenhum conteúdo que publicamos, cadastre-se em nossa newsletter.
Abs,
Quem é o autor deste artigo? Estou fazendo um artigo em cima deste tema, e preciso das referências
Olá Heber, tudo bom? Que bom que você gostou do nosso conteúdo! Continue nos acompanhando. Os nossos conteúdos são elaborados com a participação de vários redatores em conjunto. Você poderia citar como fonte o próprio Blog Logistica: https://bloglogistica.com.br/. O que acha? Abs
Aproveitável o texto,estou gerir um armazem e de facto preciso desta informaçao.
Olá Virgilio! Que bom que você gostou! Continue nos acompanhando. Abraço!