Ícone do site Blog Logística

Distribuidora da Coca-Cola adota nova solução de logística

A Brasil Norte Bebidas (BNB), distribuidora da Coca-Cola desde a década de 1970, adotou uma nova solução de logística em suas operações. Desenvolvida pela Infor, a ferramenta SCM (Supply Chain Management) Network Design permite à distribuidora realizar análises de mercado e das rotas de distribuição. A ferramenta otimiza os valores investidos em logística.

Um dos principais desafios da distribuidora era identificar a localização mais apropriada para a instalação de seus centros de distribuição. Considerando as áreas remotas da região Norte, onde a BNB atua, a empresa deve considerar as vias de transporte terrestre ou hidroviário.

A solução pela ferramenta da Infor proporcionou a entrega de recursos adequados para planejamento e análise estratégica em um ambiente flexível. O SCM Network Design realiza simulações de forma instantânea de acordo com o contexto da empresa e identifica as melhores opções dentro da cadeia de suprimentos.

O sistema ainda consegue produzir análises atrelado a uma complexa rede de custos, receitas e restrições de determinada cadeia de suprimentos. Dessa forma, a distribuidora tem mais informações a respeito dos custos da de rede de abastecimento e pode direcionar investimentos para otimizar os sistemas de transportes mais viáveis para as operações da empresa.

A adoção do novo sistema pela BNB evidencia a importância do planejamento logístico e do sistema de informação utilizado. Por meio do planejamento que uma organização identifica os principais processos de sua cadeia de suprimentos e o sistema correto poderá reduzir os custos e otimizar a arrecadação da empresa.

Não só o mercado de bebidas enfrenta desafios de crescimento e otimização de processos. Segmentos como o agrícola também investem em logística. Veja mais em nosso post sobre a logística de produtos agrícolas: desafios e possibilidades.

Sair da versão mobile