Ícone do site Blog Logística

Dicas para reduzir gastos de frete

Os preços de transporte afetam a cadeia de logística e, por consequência, toda a economia. Com os recentes aumentos dos combustíveis, tornou-se ainda mais essencial que as operadoras de logística repensassem suas estratégias para manter os custos de frete em um valor razoável.

Um planejamento eficiente é indispensável para tal. Por isso, destacamos algumas medidas que podem ajudar empresas produtoras e transportadoras a reduzirem seus custos de frete. Confira!

Evite o transporte aéreo

No transporte internacional, escolher o transporte aéreo no lugar da navegação pelo mar pode elevar muito os gastos da empresa. O frete via navios chega a ser 75% mais barato que o aéreo e, apesar de ser mais demorado, tem um nível de segurança alto.

Utilizar formas intermodais de transporte

Ainda que o transporte aéreo seja exigido, não descarte o transporte hidroviário. Dependendo do prazo de entrega, pode ser interessante dividir o trajeto: parte pelo ar, parte pela água. Se o prazo permitir, essa estratégia possibilita uma expressiva redução de custos.

Estrutura logística com localização estratégica

Ter o armazém ou galpão logísticos em localização privilegiada é um grande diferencial nos custos de um negócio. Alguma opção em uma local de acesso ruim pode apresentar um preço atrativo, porém essa posição poderá gerar custos definitivos maiores atrelados aos gastos na rotina de transporte, como maior consumo de combustível e mais gastos de manutenção de veículos.

Negocie o agendamento de entregas

Empresas que realizam entregas LTL (Less than truckload), com cargas inferiores à total capacidade dos veículos, costumam gastar entre 10 e 30% mais. Negociar as entregas a clientes que fazem encomendas constantes pode reduzir gastos, reduzindo o número de trajetos.

Planejamento e análise

É importante que toda empresa consulte especialistas em logística para o planejamento do transporte ou análise dos padrões de entrega. Pode ser um gasto a mais, mas isso pode se tornar uma economia de gastos com o levantamento de insights detalhados que gerem economias maiores.

Sair da versão mobile