Dicas para a gestão da logística terceirizada

A terceirização é uma opção de muitas empresas quando estão planejando a gestão de suas atividades de logística. Contratar os serviços de uma empresa especializada pode ser uma solução mais barata, que envolva um esforço menor em gestão. Isso não quer dizer que manter uma operadora seja tarefa simples, principalmente com a busca de melhorias contínuas em todos seus processos.

gestao logistica terceirizada

Muitas empresas que terceirizam as operações de armazenagem e galpões exigem um nível de atuação superior ao que faria se utilizasse processos internos próprios. Atualmente, práticas como a Gestão Lean e Seis Sigma se tornaram comuns e podem ajudar a indicar empresas comprometidas com operações eficientes e melhorias contínuas.

Encontrar a melhor operadora logística não é tarefa simples, mas o Blog Logística vai ter ajudar com essas dicas.

Visite a estrutura física das operadoras

É impossível conhecer propriamente uma operadora em sala de reunião ou em videoconferências. Quando tiver cotando possíveis fornecedores de serviços, tire um tempo e vá até as dependências da empresa, conheça o galpão de armazém e procure conversar com funcionários de todos os níveis. Dessa forma, você poderá ter um maior conhecimento sobre as operações.

Procure conhecer as técnicas utilizadas pelos profissionais no local, quais tipos de equipamentos são utilizados e se metodologias de gestão de qualidade, como Seis Sigma, Lean ou Kaisen. Quanto mais informação você tiver a respeito das atividades do operador, melhor será a tomada de decisão para o seu negócio.

Conheça a equipe das operadoras

É sempre importante lembrar: pessoas são os bens mais valiosos de uma empresa. Ao visitar as operadoras que você está cogitando contratar, reserve um tempo razoável para conhecer a equipe do local. Procure prestar atenção no trabalho de pessoas de diferentes setores, já que todos terão influência no serviço prestado à sua empresa.

logistica terceirizada equipe

Procure analisar o valor no trabalho de cada equipe, com vistas a como as técnicas de gestão implementadas agregarão valor ao seu negócio. Cada departamento tem seu valor e devem trabalhar de forma integrada, procurando juntas as melhores soluções para cada demanda.

Como as técnicas de controle de qualidade estão cada vez mais difusas, é importante avaliar qual fornecedor de fato está engajado com elas, diferenciando-os daqueles que implementaram essas metodologias apenas no discurso. E para isso, é necessário uma pesquisa e análise atenta.

O melhor modelo para sua empresa

Você já decidiu qual o melhor modelo de terceirização das atividades logísticas do seu negócio? As operadoras podem atuar de formas bem distintas, assim como sua empresa pode ter necessidades bem singulares. Dessa forma, é interessante saber as diferentes opções existentes no mercado para definir o modelo ideal.

Uma operadora logística pode, por exemplo, atuar dentro das próprias dependências da empresa, assumindo tanto as operações como a gestão das atividades de armazenagem e movimentação. Nesse modelo, a operadora será responsável pela equipe interna, caso já exista uma, e poderá implementar os processos de melhoria contínua de preferência.

Outro modelo comum é aquele no qual a empresa realoca sua atividade de armazenagem para as dependências da operadora contratada. Esse modelo interfere com as atividades das transportadoras, já que exige uma mudança no padrão de deslocamentos.

Caso a empresa esteja contratando uma estrutura logística pela primeira vez, a operadora poderá prestar auxiliar (ou realizar diretamente) no processo de contratação da equipe, indicando as principais qualidades necessárias para os profissionais.

Métricas Lean!

logistica terceirizada metricas

Nada melhor para avaliar o desempenho das operações logísticas do que as métricas certas. Como citamos a Gestão Lean, confira uma série de questões que podem indicar os resultados de uma operadora que técnicas de controle de qualidade e de melhoria contínua:

  • Quantos eventos focados na melhoria das atividades do armazém? Eles tinham abordagem bottom-up ou top-down?
  • A operadora utiliza as técnicas de Lean fora do armazém? Isso pode indicar como a cultura da melhoria contínua está incorporada na empresa.
  • Qual a contabilização econômica relacionada aos processos de melhoria contínua? Eles levaram a melhorias da produtividade? Como elas foram mensuradas?
  • Quantas operações valiosas de mapeamento de fluxos logísticos a operadora teve com clientes de referência? Essas ações tiveram impacto além das atividades de armazenagem?

Aluguel de galpões: solução para armazenagem

Uma solução para empresas que estão buscando terceirizar parte de suas operações logísticas é o aluguel de galpões. Com essa estratégia, a empresa se priva de um alto investimento inicial de uma estrutura própria e garante flexibilidade para futuras expansões.

logistica terceirizada aluguel de galpoes

Galpões logísticos que oferecem localização estratégica e estrutura Classe A representam as soluções mais modernas para empresas, combinando facilidades operacionais e diminuição de custos, com serviços de manutenção e segurança rateados entre os locatários.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 20 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.