O transporte de qualquer tipo de produto é uma tarefa muito mais complexa do que se pode imaginar. E quando se trata de bens de diferentes naturezas, sensíveis a condições climáticas, a situação se torna ainda mais abstrusa. Produtos perecíveis vão exigir uma metodologia apropriada, com equipamentos e materiais específicos.
Dentro dessa categoria, temos uma grande variação de bens: de grãos a granel a alimentos e medicamentos de alto valor. Elementos como temperatura, umidade e distância do destino final serão determinantes no processo logístico.
As condições de embalagem serão essenciais para garantir proteção contra as condições climáticas, assim como a estrutura de transporte, que deve estar adequada à natureza de cada bem.
O Blog Logística já fez uma lista de dicas de embalagem e transporte para produtos eletrônicos. Elencamos agora uma lista de orientações para você garantir que os produtos perecíveis chegarão ao destino nas melhores condições. Confira!
Isolamento térmico e refrigerantes
O manual de embalagem da FedEx recomenda e utilização de técnicas de controle de temperatura. Para o isolamento térmico para evitar a troca de calor com paredes de contêiner e embalagens, por exemplo, a empresa indica materiais como isopor, espumas maleáveis e rígidas (poliuretano) e materiais refletores.
Já para manter os bens perecíveis frios ou congelados, a operadora logística indica géis e gelo seco. Contudo, cada um é mais indicado para diferentes produtos. O gel é indicado para manter a temperatura entre 0° e 16° C. O gelo seco deve ser usado para itens congelados.
O gelo comum é menos indicado por ser mais pesado e exigir materiais específicos para impedir o vazamento.
Instruções gerais para embalagem de perecíveis
Itens específicos exigem cuidados próprios, mas existem algumas orientações gerais que devem ser seguidas para manusear e embalar produtos perecíveis. Conheça:
- Embalagens devem suportar a manipulação em diferentes orientações;
- O uso de substâncias refrigerantes que mantenham a faixa orientada de temperatura, sem contato direto com o produto;
- Utilizar espuma para isolar os produtos das paredes dos contêineres e das embalagens;
- Embale propriamente os produtos que podem derreter ou descongelar ou as remessas que contem líquidos usando sacos plásticos de 50 µm bem vedados;
- Coloque as embalagens de espuma e isopor dentro de outros recipientes resistentes;
- Inclua na embalagem as informações de contato da transportadora e do destinatário em cada etiqueta de envio.
Cuidados para manter o produto refrigerado durante o transporte
Para manter o produto refrigerado, os materiais mais indicados são os géis refrigerantes. O gelo comum pode derreter, causando perigo de vazamento e comprometendo a estrutura da embalagem.
- Congele o gel de acordo com as instruções do fabricante;
- Resfrie o recipiente da embalagem previamente;
- Envolva os produtos líquidos, ou que contenham líquidos, usando sacos plásticos de 50 µm e forre o interior do recipiente de espuma com um forro plástico da mesma espessura e material absorvente.
Dicas para fechar bem os sacos plásticos: torça a ponta do saco, dobre-as para dentro e utilize um elástico para reforçar. Confira na imagem:
- Posicione os produtos, respeitando o espaço para que o material refrigerante possa os envolver;
- Preencha o espaço vazio com amendoins de isopor;
- Feche o recipiente, utilizando o material de forro também por cima;
- Coloque o recipiente isolado dentro de uma outra caixa de papelão;
- Sele a caixa com fita plástica. Passe nas bordas e costuras.
Cuidados para transportar produtos congelados
Para transportar produtos congelados, o procedimento comum é utilizar gelo seco para manter os itens em seu devido estado físico. Confira as dicas para embalar e garantir um transporte seguro para essas mercadorias.
- A embalagem deve ser resfriada antes da entrada do produto;
- Envolva os produtos ou forre o recipiente utilizando sacos plásticos de no mínimo 50 µm de espessura;
- Posicione o produto dentro do recipiente reservando espaço para o gelo seco;
- Coloque uma quantidade suficiente de gelo seco ao redor e por cima do produto;
- Preencha os espaços vazios com amendoins de isopor;
- Não sele o recipiente completamente com o forro. O gás criado pelo gelo seco (dióxido de carbono) precisa de espaço para ventilar;
- Tampe o recipiente e o coloque dentro de uma caixa de papelão;
- Sele a caixa com fita plástica. Passe nas bordas e costuras.
Não esqueça de utilizar todas as sinalizações necessárias sobre a natureza perecível do produto no lado externo da caixa.
Utilizando esses métodos, você garantirá que os produtos perecíveis cheguem em perfeitas condições ao seu destino. Seja você produtor ou operador logístico, é sempre importante estar a par das formas certas de manuseio, embalagem, condicionamento e transporte. Assim, você pode avaliar a eficiência do seu negócio e a necessidade de investimento em operações e estrutura.