Ícone do site Blog Logística

Dicas de embalagem para produtos perecíveis

O transporte de qualquer tipo de produto é uma tarefa muito mais complexa do que se pode imaginar. E quando se trata de bens de diferentes naturezas, sensíveis a condições climáticas, a situação se torna ainda mais abstrusa. Produtos perecíveis vão exigir uma metodologia apropriada, com equipamentos e materiais específicos.

Dentro dessa categoria, temos uma grande variação de bens: de grãos a granel a alimentos e medicamentos de alto valor. Elementos como temperatura, umidade e distância do destino final serão determinantes no processo logístico.

As condições de embalagem serão essenciais para garantir proteção contra as condições climáticas, assim como a estrutura de transporte, que deve estar adequada à natureza de cada bem.

O Blog Logística já fez uma lista de dicas de embalagem e transporte para produtos eletrônicos. Elencamos agora uma lista de orientações para você garantir que os produtos perecíveis chegarão ao destino nas melhores condições. Confira!

Isolamento térmico e refrigerantes

manual de embalagem da FedEx recomenda e utilização de técnicas de controle de temperatura. Para o isolamento térmico para evitar a troca de calor com paredes de contêiner e embalagens, por exemplo, a empresa indica materiais como isopor, espumas maleáveis e rígidas (poliuretano) e materiais refletores.

Já para manter os bens perecíveis frios ou congelados, a operadora logística indica géis e gelo seco. Contudo, cada um é mais indicado para diferentes produtos. O gel é indicado para manter a temperatura entre 0° e 16° C. O gelo seco deve ser usado para itens congelados.

O gelo comum é menos indicado por ser mais pesado e exigir materiais específicos para impedir o vazamento.

Instruções gerais para embalagem de perecíveis

Itens específicos exigem cuidados próprios, mas existem algumas orientações gerais que devem ser seguidas para manusear e embalar produtos perecíveis.  Conheça:

Cuidados para manter o produto refrigerado durante o transporte

Para manter o produto refrigerado, os materiais mais indicados são os géis refrigerantes. O gelo comum pode derreter, causando perigo de vazamento e comprometendo a estrutura da embalagem.

Dicas para fechar bem os sacos plásticos: torça a ponta do saco, dobre-as para dentro e utilize um elástico para reforçar. Confira na imagem:

Cuidados para transportar produtos congelados

Para transportar produtos congelados, o procedimento comum é utilizar gelo seco para manter os itens em seu devido estado físico. Confira as dicas para embalar e garantir um transporte seguro para essas mercadorias.

Não esqueça de utilizar todas as sinalizações necessárias sobre a natureza perecível do produto no lado externo da caixa.

Utilizando esses métodos, você garantirá que os produtos perecíveis cheguem em perfeitas condições ao seu destino. Seja você produtor ou operador logístico, é sempre importante estar a par das formas certas de manuseio, embalagem, condicionamento e transporte. Assim, você pode avaliar a eficiência do seu negócio e a necessidade de investimento em operações e estrutura.

Sair da versão mobile