Dez dicas para maximizar a eficiência intermodal

Soluções de transporte intermodais têm se tornado uma das principais formas de otimização de processos logísticos, garantindo operações mais eficientes e custos menores. Mas, obviamente, não basta aplica-la a esmo na logística de sua empresa e esperar bons resultados.

dicas eficiencia intermodal

Por isso, o Blog Logística elencou dez ficas para maximizar a eficiência dos processos intermodais do seu negócio. Confira!

Alinhe objetivos

Os objetivos com a utilização do transporte intermodal devem estar alinhados com os objetivos gerais da corporação. A eficiência gerada pelo uso do processo deve ter suporte e ser reconhecida entre os objetivos dos negócios da empresa.

Considere seu público

Conhece seus fornecedores e avalie se os serviços oferecidos por eles se encaixam ao que é esperado por seus clientes.

Avalia seus fornecedores

Não fique se atenha apenas à capacidade pura de número de entregas feitas por cada operador. Diferentes transportes têm diferentes critérios de eficiência, como cronograma de adesão para ferrovias e pontualidade do transporte rodoviário, além de controle de dados de entrega, importante em qualquer modal.

Padronize seu processo de despacho

O sucesso dos processos exige um trabalho inteligente e consistente da equipe de expedição. Invista em tecnologia e refine seus processos para garantir que toda a rede de transporte intermodal seja eficiência, com processos padronizados.

dicas intermodal

Facilite o trabalho de seus fornecedores

Lidar com diferentes formas de transporte é um desafio. A padronização das necessidades da sua empresa facilita a assimilação e a operação dos seus fornecedores. Manter um padrão para processos de agendamento, confirmação de entrega e cobranças facilitam o trabalho das transportadoras. Uma entrega eficiente é um diferencial para consumidores, principalmente em tempos de alta demanda.

Mantenha sua rede intermodal conectada

A integração das transportadoras com os dados em sistemas de informação inteligentes, aliados a processos padronizados e consistentes garantirá qualidade em todo o processo. Ao conectar transportadora e comprador na mesma plataforma, com informações como dados do produto e data de entrega, a sua empresa garante um melhor atendimento ao cliente.

Colete data

Fique atento aos dados de desempenho sobre os processos de transporte intermodal, com atenção especial aos entraves operacionais. Aplicar ferramentas de Big Data na logística da sua empresa poderá ajudar a identificar problemas e potenciais soluções.

Utilize essa data

Toda a gama de dados coletados pode apontar para otimizar as operações de logística. Dados sobre vias, modais, clientes e fornecedores podem ajudar a alavancar a tomada de decisão de uma empresa, afinar a rede intermodal e identificar oportunidades de melhoras de eficiência.

Integre seu sistema com os fornecedores

Bons dados de remessa otimizarão seu sistema de gerenciamento de transporte, criando ordens de transporte eficientes para seus provedores intermodais executar.

Avalia sua rede de trabalho

É importante avaliar e reconhecer sua rede de fornecedores. Fatores como facilidade de trabalho, boa comunicação, confiabilidade, você pode recompensar os melhores fornecedores com maior volume de trabalho. Dessa forma, a rede intermodal pode se tornar mais eficiente, beneficiando todas as partes da cadeia de suprimentos.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 9 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.