Ícone do site Blog Logística

Os 4 melhores cursos de extensão para profissionais de logística

Os profissionais de logística conhecem bem a necessidade de manterem-se constantemente atualizados em relação às novas técnicas, tendências e tecnologias do setor. Por conta disso, atuar na área requer estudos constantes e investimentos em cursos de extensão ou reciclagem.

Assim, é possível acompanhar as transformações do mercado de forma segura e eficaz, contribuindo de maneira positiva para as empresas. Portanto, se você é inquieto e busca por conhecimento, não perca a relação de cursos de extensão para profissionais de logística que preparamos.

Antes de tudo, é preciso observar que a logística é fundamental para a sociedade — e um ramo que cresce dia após dia. Por conta desta demanda, a atuação dos profissionais vem sendo valorizada e, por isso, aqueles colaboradores qualificados, que fazem a diferença para as companhias, são cada vez mais disputados no mercado de trabalho.

Portanto, o profissional que conseguir se destacar por meio de seu currículo extenso, diversificado e rico terá mais condições de conquistar oportunidades melhores na área, com remunerações elevadas e cargos de destaque nas corporações.

Com essas informações, você já deve ter percebido a importância do conhecimento e dos estudos para alavancar sua carreira na área, não é mesmo? A seguir, listamos dúvidas e conceitos que podem ajudá-lo a dar o start em sua especialização, além de 4 cursos que impulsionarão seu currículo. Acompanhe!

Em quais pilares investir para expandir seu conhecimento?

Atualmente, existem diversos cursos voltados para a logística no Brasil. Mas há 4 pilares principais a serem focados por quem atua na área:

Quais áreas são mais interessantes?

A resposta a essa questão depende da área na qual você pretende atuar. Verifique, nas universidades, os cursos de extensão disponíveis para o segmento logístico e procure conhecer as ementas dos cursos. Há áreas importantes, como:

Supply Chain Management

A gestão da cadeia de suprimentos de negócios capacita o profissional a contribuir com o processo de gerenciamento dos processos logísticos. Dessa forma, é possível integrar, agilizar, reduzir custos e melhorar o nível dos serviços.

Logística reversa

A logística reversa pode contribuir bastante com a redução de custos e a otimização dos processos nas empresas. O curso visa agregar conhecimentos acerca da logística reversa como ferramenta operacional e estratégica aos negócios, apresentando os canais reversos de distribuição e capacitando o profissional a lidar com esta área.

Logística e sustentabilidade

sustentabilidade é um dos tópicos centrais no setor de logística, foco de estudos constantes e investimentos que visam proporcionar a redução de custos, o bom uso dos recursos e o reaproveitamento de materiais. O curso visa capacitar o profissional a lidar com as práticas sustentáveis e a legislação ambiental.

Gestão de operações e logística empresarial

Trata-se de cursos que orientam os profissionais na tomada de decisões operacionais, de forma a criar e manter a estratégia organizacional. Diversas instituições no Brasil oferecem cursos voltados à área.

A Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Dom Cabral, a USP e várias universidades federais ou particulares pelo país têm cursos para o setor de logística. É recomendado que os interessados pesquisem pelas opções em suas cidades e procurem saber sobre a qualidade das metodologias utilizadas.

Quais são os 4 cursos mais renomados?

Encontrou uma área de afinidade? Então, veja algumas opções renomadas e bem conceituadas para iniciar seus estudos a seguir! Comece já a sua busca pelo curso de extensão que se encaixa perfeitamente em suas aspirações e mãos à obra. O mercado certamente o espera!

Senac

1. Extensão em Supply Chain Management

O programa é bem completo e contribui para ampliar os conhecimentos na área. O foco gerencial é perfeito para quem já atua, direta ou indiretamente, na área de cadeia de suprimentos.

O curso tem duração de 40 horas e é totalmente online. O conteúdo aborda amplamente a logística integrada do ponto de vista conceitual e prático, dando dicas de estratégia e soluções tecnológicas dentro deste espectro e contribuindo para a implantação de melhorias em todos os processos logísticos.

FGV

2. MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management

O curso da Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem o objetivo de dar uma ampla e qualificada visão das atividades empresariais, agregando, desta forma, valor à empresa. As competências para a formação de gestores inspiradores (do ponto de vista da liderança), com o apoio de recursos teóricos e práticos, são trabalhadas.

O foco é a visão estratégica, além do desenvolvimento de habilidades gerenciais por parte do aluno. Trata-se de um excelente curso para profissionais que desejam cargos executivos, que demandam conhecimento técnico aliado à experiência profissional. A carga horária é de 432 horas/aula, com encontros presenciais quinzenais.

3. Curso de Extensão em Logística Reversa Empresarial

O objetivo dessa capacitação é a formação de gestores de operações logísticas, sendo que se trata de uma opção destinada a profissionais e executivos da área. Uma visão conceitual abrangente, aliada a estudos de caso, é usada para entender como a logística reversa funciona na prática.

Os cursos têm carga horária de 24 horas e as aulas são presenciais. Basta procurar a unidade da FGV mais próxima para a indicação dos locais em que é oferecido.

Ibmec

4. Curso de Extensão em Gestão de Operações

O Curso de Extensão em Gestão de Operações do Ibmec tem como foco os processos operacionais do ponto de vista estratégico. Qualifica-se, assim, o trabalho do profissional de logística, dando oportunidade para que os alunos possam colocar em prática as técnicas aprendidas nas aulas.

O curso é um diferencial para quem deseja entender e absorver conhecimentos acerca das vantagens estratégicas dos processos e, ainda, descobrir como utilizá-las de forma efetiva e focada em resultados.

Apesar de ter curta duração, o programa é bem completo e engloba teoria e prática de modo que o profissional o encerre com sólido conhecimento na área. É totalmente online, com carga horária de 30 horas.

Viu como é possível encontrar boas alternativas de cursos de extensão para alavancar sua carreira? Por meio dos estudos, é possível agregar conhecimento e dividir com outros profissionais o dia a dia da carreira, como dúvidas e experiências, além de ampliar seu networking na área de logística.

Gostou de nossas dicas? Então, comece já a procura pelo curso ideal para você! Acompanhe o Blog Logística e compartilhe suas ideias conosco!

Sair da versão mobile