A atividade de movimentação de mercadorias já vem sendo vista por muitos gestores como uma área estratégica dentro das organizações, em que o foco é voltado para a otimização dos processos e resultados. Dentro desse contexto, surge a logística integrada, que busca melhorar a comunicação entre pessoas, parceiros e departamentos por meio da tecnologia.
Afinal, o que é a logística integrada?
O desenvolvimento da logística integrada se deu por meio da necessidade de gerenciar uma cadeia de abastecimento de maneira mais estratégica, alcançando resultados cada vez mais aprimorados.
Hoje, a movimentação de mercadorias é considerada complexa, pois depende da participação de operadores logísticos, motoristas autônomos, centros de distribuição e fornecedores.
Se antes a responsabilidade estava apenas sobre processos mais operacionais — como a gestão de estoque e a de transportes —, a integração visa garantir uma boa administração das áreas de compras, do processo produtivo, coleta, distribuição e até mesmo do fluxo de informações.
Como funciona na prática?
Em termos simples, as funções da logística integrada são executadas em duas frentes distintas:
- fluxo de materiais: é entendido como a circulação de insumos, peças e mercadorias dentro de armazéns e sua distribuição entre fornecedores e clientes;
- fluxo de informações: representa a transmissão de informações referentes ao andamento da entrega, o rastreamento da carga e o pagamento pelo serviço de frete.
Esses dois termos ajudam a compreender quais fundamentos estão sendo tratados ao implementar a logística integrada.
O instrumento utilizado para viabilizar essa ação é um sistema de gestão que monitora o fluxo logístico em sua totalidade. Dessa forma, todos os envolvidos têm acesso a informações relevantes para a sua etapa da estratégia e podem acompanhar a execução das atividades.
Como ela pode ser aplicada nas empresas?
O primeiro aspecto da aplicação da logística integrada é a comunicação. Para promover uma verdadeira integração e alcançar os benefícios provenientes dela, é necessário manter um fluxo contínuo, claro e objetivo das informações sobre os processos.
É por meio dele que as áreas conseguem tomar decisões mais acertadas com agilidade. Um bom exemplo disso é quando o setor de compras acompanha os níveis de estoque e sabe exatamente quando acionar o fornecedor, adquirindo as quantidades adequadas dos produtos — o suficiente para atender a demanda, evitando faltas e excessos.
Quais são seus principais benefícios?
Muitas vezes, o processo de implementação de uma nova tecnologia ou metodologia de trabalho pode ser desafiador. Contudo, as vantagens conquistadas ajudam a demonstrar como essa mudança pode trazer resultados positivos.
Favorece a tomada de decisão
Planejamento estratégico e visão de longo prazo são fatores essenciais para que a empresa possa crescer e conquistar novas oportunidades de negócio. Nesse cenário, essa integração tem papel ativo na tomada de decisão por parte dos gestores.
Em outras palavras, essa alteração possibilita o acesso a relatórios gerenciais e indicadores de desempenho que ajudam a formar um retrato preciso do andamento das atividades. Com isso, é possível tomar decisões quanto a aspectos financeiros, operacionais e comerciais.
Melhora a gestão de materiais
A gestão de estoque está sob a responsabilidade da logística. Ela é fundamental para garantir o suprimento da demanda, ao mesmo tempo em que se consegue reduzir os custos operacionais. Essa área é responsável pelo recebimento de insumos, abastecimento da linha de produção e expedição dos produtos acabados.
Com a logística integrada, a administração não se limita às operações de um armazém: ela começa no setor de compras (com as aquisições adequadas) e vai até o momento em que o cliente recebe o pedido. O acompanhamento de cada etapa permite que o gestor identifique as falhas e as ações necessárias para otimizar o fluxo dos produtos.
Possibilita o aumento da produtividade
De modo geral, a adoção de novos processos e tecnologias ajuda a identificar gargalos que podem afetar a produtividade. Para que o processo da logística integrada possa ser utilizado de forma abrangente, é exigido rever o fluxo de trabalho e adotar melhorias.
A correção de falhas e otimização dos processos ao longo da cadeia de suprimentos ajuda a identificar o melhor método de trabalho. Isso envolve modificações no ambiente (como a mudança de layout) e a eliminação de etapas desnecessárias (que não agregam valor ao cliente), por exemplo. Assim, as equipes se tornam mais produtivas e eficientes.
Garante a agilidade nos processos
A melhoria na comunicação — proporcionada pelo compartilhamento de informações — torna os processos mais ágeis e reduz o índice de erros. Isso ocorre porque os dados mais relevantes estão disponíveis para consulta e podem ser utilizados para acompanhar o andamento da empresa.
Da mesma forma, as decisões passam a ser tomadas com base em informações amplas e confiáveis, promovendo agilidade e, consequentemente, aumentando as chances de criar um diferencial competitivo.
Resulta na transparência do processo
Na maioria dos casos, as empresas tratam as suas informações logísticas como confidenciais. Contudo, o compartilhamento de dados é essencial para o sucesso da movimentação de mercadorias.
Inclusive, essa acessibilidade é um elemento que gera um senso de transparência, principalmente na relação com os clientes. Hoje, é esperado que sistemas que permitam o acompanhamento do processamento do pedido e a entrega do produto sejam disponibilizados para consulta.
Ajuda na redução de custos
Com todos os benefícios citados, é seguro afirmar que a redução de custos também é um dos motivos que demonstra o valor da logística integrada nas organizações. Ela pode ser alcançado por meio do aumento da produtividade, diminuição de erros e necessidade de retrabalhos, redução de desperdícios, entre outras mudanças positivas.
Essa otimização também pode ser vista na operação com utilização de ferramentas que favorecem o processo de entrega, como é o caso da roteirização. Esse é um tipo de sistema essencial para quem deseja tornar as viagens mais ágeis e, ao mesmo tempo, economizar combustíveis.
O aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos ao cliente, aliado à rapidez e precisão na tomada de decisão, são pontos fundamentais na criação de vantagem competitiva por permitirem que a empresa se destaque dos seus concorrentes.
Por esse motivo, a logística integrada pode ser vista como uma evolução da logística tradicional, onde se busca controlar cada etapa do ciclo de vida de um pedido. Isso inclui acompanhar os processos do fornecedor e das transportadoras, administrando as atividades de ponta a ponta em uma cadeia de suprimentos.
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