Ícone do site Blog Logística

Confira 5 tendências em logística para 2017

Os avanços que a logística tem alcançado ao longo dos anos fizeram com que ela saísse do âmbito totalmente operacional e passasse a ter um papel mais atuante na estratégia empresarial. Sua presença ativa pode ser vista na integração de processos, otimização de métodos de trabalho, melhorias contínuas e outras ações que influenciam positivamente os resultados.

Mas essa evolução não parou por aí, e novas estratégias continuam surgindo a cada dia. A seguir, confira as principais tendências em logística para 2017:

1. Utilização de Big Data

Big Data é o recurso tecnológico utilizado para suportar o armazenamento de uma enorme quantidade de dados, sendo capaz de processá-los em uma velocidade elevada. Com a quantidade de informações geradas em uma rotina, nada mais natural do que investir em um sistema que dê o suporte necessário.

Com um sistema BI, é possível obter dados que são relevantes para as análises dos processos e resultados, bem como garantir uma tomada de decisão mais acertada. Isso permite alocar melhor os recursos empresariais e tornar os gastos mais eficientes.

2. Entrega por drones

Parece roteiro de ficção científica, mas a realização de entregas por meio de drones tem tudo para se tornar realidade nos próximos anos. Em 2015, a Amazon já conseguiu autorização nos Estados Unidos para enviar seus produtos para os clientes utilizando esses equipamentos, que são guiados por meio de geolocalização.

Esse recurso está completamente alinhado à estratégia de entrega no mesmo dia, já que, com ele, será possível fugir do trânsito dos grandes centros.

3. Entrega antecipada

Imagine a possibilidade de ter os produtos enviados antes mesmo que o pedido seja inserido pelo cliente? A utilização de um sistema de Big Data permite que todos os dados a respeito dos clientes sejam levantados.

Aqui, o BI utiliza o histórico de transações anteriores como base para criar um perfil de necessidades dos consumidores, entregando o que cada um precisa no momento certo.

4. Melhorias no sistema de rastreamento

Melhorar o rastreamento dos pedidos também é uma das tendências em logística para 2017. A possibilidade de acompanhar o transporte em tempo real permite identificar congestionamentos e alterar as rotas, alterar a ordem de uma entrega e ainda apontar as principais falhas nos processos para que elas possam ser corrigidas.

Outra vantagem dessa melhoria é a possibilidade de levantar as informações a respeito das entregas e atuar de forma proativa no atendimento ao cliente, reportando o status dos pedidos e enviando os dados antes mesmo que ele entre em contato com a central.

5. Avanço da Internet of Things

Internet of Things — ou “tecnologia das coisas”, em português — trata da integração entre diversas plataformas e gadgets, tornando-os conectados a uma rede.

No dia a dia das pessoas, por exemplo, é possível conectar televisores a smartphones e enviar comandos. Já na logística, será possível tornar o armazenamento e o transporte mais eficientes. O mesmo vale para o rastreamento do transporte, tornando-o mais preditivo e preciso.

Essas são apenas algumas das tendências em logística que se pode esperar em 2017 e para os próximos anos. No entanto, ainda é possível contar com diversas melhorias e inovações que são voltadas para o setor.

O que achou desse artigo? Suas dúvidas a respeito do tema foram esclarecidas? Então aproveite para saber também quais são os principais riscos do transporte de cargas!

Sair da versão mobile