Ícone do site Blog Logística

Como colocar em prática a logística sustentável? Entenda!

Com a ideia da sustentabilidade cada vez mais em alta, pessoas e empresas têm buscado mudar alguns hábitos e colocar o foco na redução de desperdícios, consumo consciente, diminuição de poluição e outras ações que ajudam a diminuir o impacto ambiental.

Dentro do contexto de negócios, uma das opções é adotar a logística sustentável. No post de hoje vamos falar sobre 5 medidas que podem ser adotadas para colocar colocar em prática a logística sustentável.

Quer saber mais? Então continue conosco e boa leitura!

Logística enxuta

A logística enxuta é uma extensão do sistema de produção enxuta — desenvolvido pela Toyota. Também conhecida como logística lean, o objetivo é fazer uma análise dos processos e identificar quais etapas agregam valor para os clientes e quais são desnecessárias (ou seja, etapas que devem ser eliminadas).

Seleção criteriosa de fornecedores

Se o objetivo do seu negócio é criar uma imagem de “empresa verde” no mercado, também é preciso avaliar como seus fornecedores (de produtos e serviços) gerem suas operações.

Apesar de serem processos externos, vale lembrar que, ainda assim, eles fazem parte da logística e das operações na sua organização. Principalmente o transporte, que possui o contato direto com os clientes, realizando as entregas.

Portanto, vale a pena pesquisar quais práticas os parceiros de negócio adotam para tornar as operações mais eficientes — ao mesmo tempo em que se reduz o impacto no meio ambiente.

Logística reversa

Quando se fala de logística sustentável, a logística reversa é um dos pontos que mais se fazem presentes. Por meio dela, otimiza-se a rotina de transporte, aproveitando os veículos que voltariam vazios para fazer transporte de mercadorias.

Essa estratégia pode ser adotada para melhorar o serviço de trocas e devoluções, retorno de embalagens, ou mesmo em parceria com outras empresas, planejando o transporte no curso de ida e de volta.

Controle das emissões dos veículos

Como dito inicialmente, a promoção da sustentabilidade está diretamente ligada à redução de poluição. Nesse sentido, o ideal é acompanhar e controlar o desempenho dos veículos e os índices de emissões.

Para empresas que trabalham com frota própria, esses números ajudam a indicar quando é o momento de renová-la, adquirindo veículos mais novos.

Já no caso de contratação de transportadora, vale a pena pesquisar a idade da frota do seu parceiro de negócios — que também influencia no custo das operações e no desempenho das entregas.

Otimização das rotas na logística sustentável

Já a otimização das rotas está ligada ao aumento da eficiência operacional, redução de custos e diminuição de gastos com combustível — o que esta alinhado à ideia de reduzir a utilização dos recursos naturais e a emissão de poluentes.

Nesse caso, vale a pena investir em um sistema de rotas, geolocalização entre outras ferramentas que podem ajudar a elaborar os melhores percursos possíveis, considerando todas as variáveis.

Além do apelo do público para que as empresas ajudem mais na preservação do meio ambiente, as leis também têm ficado mais rigorosa em relação às exigências feitas. Independentemente de qual é o objetivo do negócio, a logística sustentável é uma forma de conseguir promover as melhorias — além de alcançar resultados mais satisfatórios.

O que achou deste artigo? Quer saber o que são os Planos de Logística Sustentável e por que eles são tão importantes? Confira agora mesmo!

Sair da versão mobile