Existem várias versões e histórias a respeito da origem do termo Logística, assim como várias interpretações do significado desta palavra. Entretanto, o que poucos sabem é que o termo foi cunhado por um nobre, o Barão Antoine-Henri Jomini, uma das maiores personalidades da estratégia militar da sua época.
Ainda hoje se estuda a respeito de suas táticas, principalmente sobre a Logística empregada por Jomini – como também era conhecido – que a dominou com maestria e que o ajudou a construir sua reputação. Jomini escreveu um livro intitulado “Sumário da Arte da Guerra” em 1836, no qual definiu a arte da guerra dividida em cinco atividades: estratégia, grande tática, logística, engenharia e tática menor. Além disso, definiu logística como “a ação que conduz à preparação e sustentação das campanhas”, e a classificou como “a ciência dos detalhes dentro dos Estados-Maiores”.
Se você tiver o interesse de estudar a arte do Barão Jomini e também conhecer as estratégias de outros célebres generais da história, recomendamos o livro “Para Ganhar a Guerra: As 25 Melhores Táticas de Todos os Tempos” de John France, Michael Whitby e Rob Johnson, da Editora Zahar.