Amazon Flex é o “Über das entregas”

Se o Über criou uma grande rivalidade com as cooperativas de taxi, a nova iniciativa da Amazon pode fazer o mesmo com as transportadoras logísticas. O Amazon Flex é basicamente um Über voltado para entregas: uma pessoa, utilizando seu smartphone e seu veículo, pode realizar a entrega de encomendas para clientes da Amazon, recebendo por isso.

Amazon Flex

No momento, o serviço está disponível somente em Seattle (EUA), cidade sede da empresa de Jeff Bezos. Os entregadores recebem entre US$ 18 e 25 por hora. A variação é (provavelmente, já que ainda não foi divulgada pela empresa) referente a horários e dimensões das encomendas.

Para participar, os motoristas devem ser maiores de 21 anos, não ter antecedentes criminais, habilitação para dirigir e um celular Android. O sistema ainda não foi disponibilizado para usuários de iPhones.

Os próprios membros definem sua jornada de trabalho em blocos de 2 horas e podem atuar todos os dias da semana. O serviço contempla apenas os clientes do serviço Amazon Prime Now, que oferece entregas em até uma hora. A empresa ainda pretende disponibilizar entregas por bicicleta, como a DHL já faz na Europa, e a pé. O Amazon Flex ainda deve ser expandido para outras cidades americanas, como Nova York, Baltimore, Miami, Dallas, Austin, Chicago, Indianapolis, Atlanta e Portland. A empresa ainda não se manifestou a respeito de levar o serviço para outros países.

Apesar do Flex ser uma nova oportunidade para a Amazon crescer, ela pode criar uma crise na relação com outras empresas prestadoras de serviços logísticos, como a UPS e FedEx. Se os taxistas se incomodaram com o Über, não há porque achar que pessoas físicas com um celular e um veículo comum realizando entregas não vai causar atritos com transportadoras.

É esperar para ver. Enquanto isso, confira como funciona o app do Amazon Flex.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + treze =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.