BMW introduz robôs autônomos em processos logísticos

Uma das tecnologias mais faladas no setor automotivo acaba de ser implementada na logística. A BMW começou a utilizar robôs autônomos no processo de carregamento e transporte de peças em sua fábrica de Wackersdorf, na Alemanha. Chamado Smart Transport Robot, eles visam a simplificação do tráfego de peças dentro da unidade.

BMW robos autonomos

O robô tem um formato horizontal, como uma pequena esteira. Sua base conta com duas rodas para a movimentação. Ele é rodeado de transmissores de rádio e conta com um mapa digital da unidade, que indicam sua posição, seu destino e o permitem se movimentar de forma autônoma.

Movimentação autônoma

Com os três radiotransmissores instalados, o Smart Transport Robot consegue calcular sua posição e definir a rota. Os sensores ajudam a identificar situações críticas, como pessoas e equipamentos no caminho, para responder adequadamente a cada uma delas.

Quando o robô estiver implementado em série nas operações, ele ganhará uma câmera 3D para deixar a navegação mais precisa.

Bateria

As baterias de íons de lítio utilizadas pelo robô garantem no mínimo 8 horas de operação. Elas são recicladas do BMW i3, modelo elétrico atualmente testado no Parque de Inovação da mesma unidade da montadora alemã.

Com essa autonomia, o robô pode atuar durante um expediente completo da central logística da fabricante, responsável por gerenciar o fornecimento de materiais no sistema just-in.

Tecnologia

O projeto é fruto de parceria entre a BMW e o Instituto Fraunhofer, uma das maiores instituições do mundo em desenvolvimento tecnológico para a engenharia.

BMW Smart Transport Robot

Com o nome de BMW Enterprise Lab for Flexible Logistics – Iniciativa de Laboratório para logística flexível da BMW em tradução livre – o projeto foi iniciado em setembro de 2015 e já começa a dar frutos. O objetivo é oferecer soluções com tecnologia de ponta na área da logística.

Com a ação, o Grupo BMW pretende levar inovação não apenas aos seus veículos, mas também em seus processos internos. “O desenvolvimento do Smart Transport Robot é um feito importante para o Grupo BMW no que diz respeito à digitalização e automatização da logística de produção”, destacou Dirk Dreher, vice-presidente de fornecimento externo do BMW Group.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.