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10 dicas para planejar o sistema de rotas na logística

Na logística, a máxima que “tempo é dinheiro” é mais verdadeira do que nunca. E o sistema de planejamento de rotas possui uma função essencial. Por meio dele, o calendário de transporte é otimizado, permitindo a redução de gastos em combustíveis, menor emissão de carbono e melhor no atendimento ao consumidor.

É preciso estar atento a alguns detalhes para escolher um sistema de planejamento ideal para a atividade de cada empresa. William Salter, CEO da Paragon Software System, listou 10 dicas das capacidades essenciais que um do sistema de planejamento de rotas deve oferecer. Confira!

1 – Agendamento e encaminhamento de rotas diárias

Se a quantidade de pedidos varia diariamente ou semanalmente, é importante escolher um sistema que calcule automaticamente rotas eficientes e agendamento de múltiplas paradas diariamente. Isso reduz rodagem geral, custos de frota e esforços em planejamento diário.

2 – Otimização de rotas e agendamentos fixos

Para a gestão de operações com datas e quantidades regulares, escolha um sistema que calcule rotas otimizadas. Ele deve considerar a janela de entrega a clientes, capacidades dos veículos, horas dirigidas e outras restrições de transporte.

3 – Otimização contínua de entregas

Nas operações de uma empresa, é natural que novas encomendas sejam adicionadas na rotina. O sistema deve ser capaz de otimizar continuamente os agendamentos, maximizando a eficiência ao analisar área de entrega, recursos disponíveis e entregas confirmadas.

4 – Suporte aos clientes

Suporte aos clientes de alto nível é chave para o sucesso de todo projeto de planejamento de rotas. Um consultor de suporte responsável em garantir a implementação do sistema, com rápida entrega de benefícios, é de suma importância na otimização do projeto. Serviços de ajuda via chat online pode garantir auxílio ao cliente em horários não comerciais.

5 – Rastreio de veículos em tempo real

O rastreio dos veículos permite gestores em detectarem problemas em tempos e distâncias de rotas para que possam ser imediatamente analisados. A comparação entre as rotas planejadas e as rotas reais garante o controle do processo. Se algum imprevisto ocorrer, os clientes podem ser avisados imediatamente.

6 – Considerar cenários imprevistos

Usando dados de históricos, a transportadora pode se preparar para possíveis imprevistos. Nesse caso, o sistema poderá atentar a empresa para mudança de porte de veículos, horas de mudanças de motoristas e localizações alternativas de entrega para redes de distribuição.

7 – Planejamento em vários períodos

O planejamento em vários períodos otimiza a definição dos melhores padrões de entrega para cada cliente, garantindo que entregas ao mesmo cliente sejam distribuídas pelo planejamento em harmonia com entregas próximas, balanceando o volume total de trabalho no período. Definindo perfis de entrega dessa forma garante a empresa a atender às necessidades do cliente ao mesmo tempo que minimiza-se os custos.

8 – Planos de desenvolvimento do software

Planos de desenvolvimento de software para o futuro são importantes. Um fornecedor de qualidade deve evoluir seu produto regularmente, aproveitando-se de novas tecnologias e criando soluções que atendam às necessidades dos operadores de transporte.

9 – Combinação de agendamento central

A combinação do agendamento de toda a movimentação da frota dá aos planejadores de transporte a possiblidade de realizar uma estratégia de atuação nacional ou regional. A movimentação de veículos dentro dos depósitos, coletas de fornecedores e a eliminação de embalagens podem ser incorporadas ao planejamento para reduzir custos e aumentar a eficiência.

10 – Utilização de dados de relatório

Relatórios de indicadores chave de desempenho (ou KPI) e de inteligência de negócio (BI) permite empresas a detectar tendências operacionais, prever implicações de custos e identificar possíveis medidas preventivas.

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