10 dicas para melhorar a produtividade do seu armazém

As atividades do armazém são um dos braços importantes mais da logística. Então, otimizá-las é um dos principais desafios para o gestor. Vejamos então essa lista de 10 dicas para aumentar a produtividade das atividades do armazém.

1 – Usar técnicas inteligentes para operações de separação

Sistemas de pick-to-voice, com comunicação via fone entre operadores, e pick to light, que iluminam a localização exata de uma carga em questão pode acelerar o processo e reduzir os erros providenciando informações rápidas para as equipes envolvidas na atividade.

2 – Testar tecnologia goods-to-person (bens à pessoa)

produtividade armazem

Essas soluções trazem os itens a serem recolhidos aos operadores, evitando o deslocamento humano ao armazém. No entanto, essa tecnologia é cara e pode não ser acessível a todas as empresas.

3 – Implementar um Sistema de Controle de Armazém (WCS em inglês)

Utilizar essas ferramentas para manusear processos que podem diminuir o desempenho do sistema de gerenciamento de armazém. O WCS pode controlar transportadoras e sistemas de triagem, otimizar separação e embalagem, enviar informação de seleção para sistemas por voz e direcionar operações de empacotamento.

4 – Considerar a utilização de seletor bandeja inclinada (tilt-tray)

Essas bandejas entregam itens próximos as áreas de embalagem, eliminando parte da movimentação dos pacotes.

produtividade armazem2

5 – Utilizar Identificação por radiofrequência (RFID)

RFID aumenta a precisão e eficiência operacional por gerar grande visibilidade em pontos críticos do processo, permitindo gestão de inventário em tempo real dentro da cadeia de supply chain.

6 – Incentivar trabalhadores

Utilizar conjunto de dados para analisar o desempenho e criar benchmarking para incentivar metas de melhorias de resultados.

7 – Iniciar entrelaçamento de tarefa

Essa estratégia otimizar trajetos operacionais, evitando que trabalhador selecione produtos, deixe-o em uma doca e retorne a área de seleção sem realizar outra tarefa.

8 – Usar Notificações de envio avançadas (ASN)

Esse tipo de documentação permite que gestores de armazéns saibam com antecedência o momento exato de chegada dos carregamentos.

9 – Minimizar movimentações via seleção para caixa de transporte

Retirando produtos direto para a caixa da embalagem, é possível eliminar estações dedicadas exclusivamente para o empacotamento. Para reduzir ainda mais toques ao produto, pode-se realizar alguns processos durante o movimento das cargas, como a etiquetagem, pesagem, declaração e selagem do pacote.

produtividade armazem3

10 – Reorganizar seu armazém

Coloque os produtos mais populares nas áreas mais estratégicas para que trabalhadores possam movimentá-los de forma mais eficiente. Usar um sistema vertical automatizado de armazenamento e retirada que pode ser organizado com os produtos mais frequentemente pedidos próximos aos colaboradores, proporcionando uma operação mais veloz.

Quer saber mais sobre como otimizar os processos dentro de seu armazém? Assine nossa newsletter e receba essas e outras dicas para seu negócio.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.