Ícone do site Blog Logística

Conheça o mercado de infraestrutura e as suas vantagens para o investidor

mercado de infraestrutura

O investimento em empresas que atuam no mercado de infraestrutura vem abrindo os olhos de muitos investidores interessados em ganhar dinheiro nesse seguimento. Alguns afirmam que aplicar nessas organizações é uma das decisões mais inteligentes para os próximos anos, uma vez que, trata-se de um dos seguimentos que mais vem sendo beneficiado no país.

Como o mercado vem se mostrando otimista com a economia nacional e, graças à retomada de uma série de obras paradas no Brasil, é muito simples entender o porquê de esse seguimento estar se tornando um dos mais atrativos no nosso país.

Neste artigo, mostraremos um panorama por trás do mercado de infraestrutura, apresentando seus principais dados e vantagens que podem ser obtidas. Ao final desta leitura, você certamente estará convencido de que está em frente a um mercado repleto de oportunidades. Confira!

A importância desse setor para a economia nacional

Os meses que sucederam os acontecimentos de 2015 foram totalmente degradantes para a economia brasileira na totalidade. A crise financeira, acrescida da desconfiança dos investidores internos e externos e dos escândalos políticos que culminaram na queda do Governo atual teve reflexos em todos os seguimentos de mercado.

Como consequência disso, a infraestrutura do país passou a ter dificuldades. O mercado da construção civil sofreu uma queda gigantesca e o cenário era de um grande canteiro de obras inacabadas por todo o país.

Porém, com a entrada de uma nova ideologia econômica, trazida pelo novo governo, tudo parece caminhar para uma grande melhora. Isso pode ser notado com o aumento em indicadores da economia e melhora na confiança dos investidores no nosso país.

Isso tudo é potencializado por um mercado em especial, o de infraestrutura. Pode parecer contraditório, mas o investimento nessa área pode potencializar o crescimento do país, sendo uma maneira objetiva de ajudar a economia nacional a vencer a crise e, ainda, colocar o Brasil novamente no cenário dos países economicamente desenvolvidos.

Algumas pessoas podem se perguntar: como o mercado de infraestrutura pode alavancar o país? A resposta para isso é muito simples. Esse tipo de empreendimento oferece emprego e renda para as pessoas e o mercado local, melhorando suas condições sociais e colocando dinheiro na localidade onde obras estão sendo realizadas.

Além disso, temos a melhoria que a própria infraestrutura proporcionará. Uma rodovia, por exemplo, possibilita que os comerciantes e produtores locais escoem melhor sua produção, fazendo com que seus produtos circulem com mais facilidade, evitando riscos e aumentando a qualidade que chega para o consumidor final.

Panorama sobre o mercado de infraestrutura

Agora que você entendeu como a infraestrutura pode potencializar toda a economia nacional, mostraremos o panorama desse seguimento no Brasil e como o investimento nele pode proporcionar benefícios incalculáveis para o investidor. Continue lendo!

A infraestrutura no Brasil vive um momento de grandes expectativas o que acaba direcionando a atenção dos investidores para as empresas que atuam nesse ramo de atividade e têm suas ações negociadas na Bolsa de Valores.

Essas obras de infraestrutura serão destinadas, especialmente, para alguns pontos em que ela está totalmente defasada. Um exemplo clássico são as estradas, ferrovias e sistemas de saneamento. Muitos deles, inclusive, têm obras paradas que serão retomadas nos próximos anos.

Além disso, também existem aqueles pontos que, apesar de terem boas condições em sua grande maioria, também precisarão de atenção e investimento. Como o setor aeroportuário que, tende a ser privatizado em um futuro muito próximo.

Além disso, mesmo aqueles que têm boas estruturas atualmente, precisarão passar por melhoramentos para atender as demandas que surgirão nos próximos anos.

A atratividade do investimento externo

Com o país sinalizando para um grande crescimento, impulsionado pelo setor de infraestrutura, é natural que investidores do mundo inteiro queiram aplicar dinheiro nas empresas desse seguimento, que atuam no Brasil.

Como consequência, aquele que pretende investir nessas empresas também poderá ser beneficiado. Afinal, uma vez que o setor recebe investimento externo, suas operações podem ser ampliadas, aumentando o lucro da companhia, abrindo janelas de oportunidades para os investidores brasileiros.

Quando um país passa por dificuldades relacionadas à instabilidade política e econômica, é natural que os investidores fujam para evitar prejuízos. Entretanto, quando esse mesmo país sofre mudanças substâncias na ideologia econômica, é normal que esses mesmos investidores retornem e voltem a investir em empresas locais.

Nesse cenário, alguns tipos de empreendimentos receberão certa posição de destaque, como é o caso da Log Commercial Properties que atuam no seguimento de incorporação, comercialização e gestão de propriedades comerciais, tais como: condomínios logísticos, loteamentos industriais, Shoppings Center e Strip Malls.

Esse tipo de empreendimento facilita o desenvolvimento de infraestrutura, oferecendo alto nível fundamental, em que os clientes podem contar com estacionamento, pátio de manobras, prédios de apoio, restaurantes, vestiários, entre outros serviços básicos.

Investir em uma empresa como essa, desde que, esteja listada na Bolsa de Valores, pode ser uma grande oportunidade, tendo em vista a grande necessidade que todo o país passará a ter desse tipo de empreendimento, dependendo dele para o desenvolvimento e manutenção da infraestrutura.

Vantagens do investimento em empresa de infraestrutura

O investidor que decidir aplicar seu dinheiro em uma empresa desse seguimento sairá na frente da maioria dos outros, isso porque, esse tipo de visão de negócio, apesar de estar explícita, ainda não é facilmente identificada por muitos investidores.

O mercado costuma beneficiar mais aqueles que são os primeiros a investirem em determinado seguimento, possibilitando que ele tenha mais rendimentos no início e aumente a sua carteira, adquirindo papéis de outras empresas do setor.

Além disso, como é um mercado em franca expansão, você poderá escolher empresas que têm mais negócios em andamento, possibilitando encontrar empreendimentos rentáveis, capazes de gerar baixos riscos de investimento.

Com base em todas essas informações, podemos concluir que o investimento no mercado de infraestrutura é uma grandiosa oportunidade, possibilitando ao investidor mais uma possibilidade de diversificação, redução de riscos e incremento de sua rentabilidade.

Gostou das informações que descrevemos neste artigo? Quer ficar sabendo de todas as novas postagens do nosso site? Então, assine nossa newsletter para não perder nada.

Sair da versão mobile