Entenda como os pisos industriais influenciam na operação logística

Os pisos industriais são primordiais para a eficiência das atividades e condições das operações logísticas, pois são eles os responsáveis por organizar todas as etapas do processo. Por isso, é necessário que a infraestrutura do galpão logístico escolhido para desenvolver as atividades seja ampla e de boa qualidade.

Por ser a plataforma de trabalho em um centro de distribuição, o piso industrial deve ter algumas características peculiares, como ser mais resistente à abrasão, para suportar equipamentos como empilhadeiras e prateleiras, compostas por cargas pesadas, pallets e embalagens de produtos. Além disso, ele deve aguentar toda a infraestrutura de racks de armazenamento.

Para você entender melhor como o piso industrial influencia nas operações logísticas, desenvolvemos este post que explicará alguns fatores afetados por ele. Acompanhe!

Otimização da carga

Pisos industriais requerem diferenciais específicos, já que neles serão utilizados equipamentos pesados de manuseio de materiais. Se ele é planejado corretamente, de acordo com os requisitos das atividades a serem desenvolvidas, todo o trabalho com a carga será otimizado, o que trará mais eficiência tanto no seu armazenamento quanto na sua movimentação de carga e descarga.

Diminuição com o custo de segurança

Todas as atividades logísticas devem ser desempenhadas com técnica e segurança, de modo a evitar problemas com as mercadorias e acidentes de trabalho. Para isso, um piso industrial deve apresentar índices de planicidade e nivelamento conforme é recomendado pelos padrões de medição fixados pelo American Concrete Institute.

Se o piso já recebe esses padrões, não será necessário que empresa gaste com adaptações para prevenção de acidentes e segurança no centro de distribuição.

Ganho de mais espaço no armazenamento

A área de armazenamento é diretamente influenciada pelo piso industrial, sendo que, dependendo da sua capacidade para receber peso de cargas, é possível um melhor empilhamento de mercadorias, deixando, assim, o estoque mais organizado e com possibilidade de ganhar mais espaço para a armazenagem de produtos.

Para se ter uma ideia, é recomendável que o piso industrial apresente a capacidade mínima de suportar 6 toneladas por metro quadrado, sustentando bem não só os produtos distribuídos, mas, também, a movimentação de máquinas, empilhadeiras e, é claro, das pessoas circulando no ambiente o tempo todo.

Aumento da produtividade

Quando o piso industrial está adequado à demanda da empresa consequentemente as tarefas tendem a ser mais dinâmicas e organizadas, influenciando, assim, no aumento da produtividade industrial.

Uma boa estrutura é fundamental para a boa fluidez e funcionamento correto das operações logísticas. Dessa forma, os processos são otimizados e as atividades de preparo de carga, empacotamento de mercadorias, movimentação e transporte até o consumidor final aumentam o seu potencial de produtividade.

Para obter resultados satisfatórios na influência dos pisos industriais sob esses fatores é fundamental que gestores entrem em contato com empresas especializadas em galpões logísticos, que são capazes de oferecer um local de qualidade para que a empresa desempenhe suas tarefas com total segurança e eficiência além de auxiliar na agilidade dos processos e na organização do negócio. Nos galpões da LogCP, os pisos são nivelados a laser e suportam até 6t/m2.

Gostou do nosso post sobre pisos logísticos? Se está em busca de um local que ofereça toda a infraestrutura necessária para desenvolver seus negócios, entre em contato conosco! Nós da LogCP atuamos de maneira estratégica para potencializar o sucesso de seus empreendimentos industriais e comerciais.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Infraestrutura TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 4 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.