Conheça 5 vantagens de utilização dos condomínios logísticos

A necessidade em buscar pontos estratégicos para o escoamento das mercadorias fez com que o mercado imobiliário inovasse também no setor da cadeia de suprimentos com a criação dos condomínios logísticos. Esse tipo de condomínio nada mais é que um local fechado, com segurança e infraestrutura de serviços compartilhados em um único lugar.

Nesse ambiente você encontra serviços de segurança, manutenção, portaria, estacionamento, refeitório e outras necessidades de um condomínio logístico, com os gastos divididos entre os locatários. Geralmente, a sua administração fica sob a responsabilidade da construtora. As principais atividades desenvolvidas nesse espaço são armazenamento e cross-docking.

Além do custo compartilhado, os condomínios logísticos proporcionam outros benefícios capazes de aumentar a vantagem competitiva de uma empresa. Ficou interessado? Então, fique conosco até o final deste texto e veja os motivos para investir nesse negócio e alavancar o sucesso de sua empresa. Vamos lá!

1.Infraestrutura

Nos condomínios logísticos você encontra toda a infraestrutura necessária para o funcionamento eficiente da sua empresa. Eles possuem:

  • prédios de apoio;
  • salas de reunião;
  • auditório;
  • restaurantes;
  • vestiários;
  • estacionamento;
  • pátio de manobras e
  • serviços de manutenção, como limpeza e jardinagem.

Neles, também é possível encontrar serviços de portaria, segurança e vigilância, sendo que, um dos grandes benefícios é o compartilhamento dos custos entre os condôminos dos serviços de manutenção.

2. Localização e visibilidade

Os condomínios logísticos são construídos em pontos estratégicos para facilitar o deslocamento de suas cargas. Com o centro de distribuição próximo a grandes vias de acessos, a entrega das mercadorias se torna mais eficiente — o que diminui os prazos e custos operacionais.

3. Redução de custos

O processo logístico consome uma fatia considerável dos recursos financeiros em uma empresa. Por isso, os seus administradores buscam soluções capazes de reduzir custos e minimizar o risco da atividade.

Ao alugar um espaço como esse, destinado ao centro de distribuição, é possível pagar uma taxa única, incluindo a prestação de serviços de manutenção, que já é econômica por ser compartilhada. Além disso, você percebe a redução de custos com frete, manutenção de veículos, mão de obra, entre outros.

4. Flexibilidade na expansão da operação

Por meio do condomínio logístico fica mais fácil a expansão das operações de suprimentos, pois isso acontece na medida em que a empresa pode descentralizar os seus estoques ou processos produtivos. Dessa maneira, há a otimização na distribuição e transporte das mercadorias.

Uma outra observação é que o custo da expansão é mais baixo, visto que já tem uma infraestrutura completa, pronta para ser usada, não demandando altos valores para a sua aquisição, além de dispensar burocracias.

5. Áreas de apoio

As empresas não precisam se preocupar com recursos humanos para a instalação e manutenção de estruturas, como vestiários, refeitórios e ambulatórios, já que tudo isso pertence à área comum do condomínio.

Além do mais, esses ambientes são administrados por profissionais habilitados e as despesas são proporcionalmente repartidas, de acordo com a área ocupada, permitindo que o foco do condômino esteja totalmente voltado à atividade-fim da sua empresa.

Um condomínio logístico é uma alternativa muito positiva para várias empresas do mercado, especialmente porque são locais que permitem uma vantagem competitiva e estratégica para praticamente qualquer campo ou segmento.

Se você está a procura desses serviços, nós da empresa LOG Commercial Properties teremos a maior satisfação em atendê-lo e oferecer a solução que melhor se encaixe em seu perfil. Entre em contato conosco e conheça nossos condomínios logísticos!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Infraestrutura TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 17 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.