Ícone do site Blog Logística

Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor

Condomínios logísticos são modelos de negócios que seguem se destacando no mercado. A vantagem desse formato, em relação aos tradicionais, se deve a uma grande quantidade de diferenciais com uma estrutura com ampla oferta de serviços, paisagismo, segurança, localização estratégica e outros.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre as peculiaridades desse tipo de empreendimento e seus benefícios para os locatários. Acompanhe!

O que são condomínios logísticos?

Condomínios logísticos são empreendimentos imobiliários destinados à operações de armazenagem e logística de empresas, que recorrem a locação dessa infraestrutura para a instalação da suas atividades em galpões adaptados. Além do usufruto dessa estrutura, entre os benefícios dessa prática está a redução de custos por meio do rateio das despesas comuns e a oferta de uma grande quantidade de serviços associados.

Tais benefícios fazem este setor apresentar um grande crescimento nos últimos anos, impulsionado também pelo aumento do consumo, otimização de resultados nas indústrias, melhoria da eficiência, ganho de competitividade e alinhamento às principais tendências do mercado, como a exigência por sustentabilidade.

Esses fenômenos, associados ao fato de que o país tem um fluxo de mercadorias baseado principalmente no modal rodoviário, proporciona aos condomínios logísticos uma participação crescente no mercado. Os condomínios logísticos podem ser classificados em dois tipos mais comuns:

Como os condomínios logísticos contribuem para a segurança de cargas?

Ao movimentar cargas durante o processo logístico, existem riscos inerentes que precisam ser observados e combatidos. O primeiro deles está relacionado com os danos às mercadorias, que ocorrem devido ao manuseio incorreto dos profissionais envolvidos nas fases do transporte. O roubo de cargas é outro risco presente tanto no armazenamento dos produtos quanto no seu transporte.

Os condomínios logísticos contribuem significativamente para a segurança de cargas por meio da sua infraestrutura moderna e pelos serviços associados à sua proposta de valor. A estrutura dos condomínios logísticos favorecem a manipulação de cargas tornando o trabalho mais eficiente e reduzindo o risco de perdas e acidentes. O nivelamento do piso, o espaço para manobras e o pé direito alto são exemplos desse fato.

De outra forma, a oferta de serviços presentes nesses condomínios como a portaria de acesso e a vigilância e monitoramento 24hs, também inibem a ação de ladrões e proporcionam mais segurança a armazenagem de cargas. Para complementar os benefícios provenientes dos condomínios logísticos e reforçar ainda mais as ações de segurança, as empresas que atuam no setor podem associar investimentos em qualificação e treinamento dos seus profissionais e a otimização das suas politicas internas de controle.

Quais são as vantagens dos condomínios logísticos?

São muitos os benefícios disponíveis às empresas que optam por alugar galpões em condomínios logísticos. Dentre eles, destacamos aqueles que evidenciam a superioridade desse empreendimento em comparação à construção de galpões próprios. Confira abaixo.

Redução dos custos

Graças ao compartilhamento de recursos, o custo de cada item é consideravelmente menor do que as soluções tradicionais. Dessa forma, os gastos relacionados às atividades de manutenção predial, jardinagem, segurança e limpeza, por exemplo, passam a ter um impacto menor no orçamento disponível.

Outra vantagem de um condomínio logístico é a redução do risco presente no planejamento operacional, já que ele não exige gastos exorbitantes com a compra, adaptação ou construção de espaços dedicados, que muitas vezes não oferecem as vantagens de condomínios compartilhados.

Operações sustentáveis

Condomínios logísticos são projetados para oferecer medidas que contribuem para a redução de desperdícios e diminuição do impacto ambiental. São algumas operações sustentáveis envolvidas nesses empreendimentos: iluminação natural, reutilização de águas pluviais, coleta seletiva de lixo e uso de sistemas mais modernos de energia.

Essas medidas são cada vez mais valorizadas por empresas do setor de logística, uma vez que a cadeia de suprimentos é responsável por grande parte da poluição e do consumo de recursos naturais.

Estrutura moderna e completa

A estrutura de um condomínio logístico apresenta instalações mais modernas e completas quando comparado a muitas estruturas individuais. Essa abrangência de “equipamentos físicos” colocados à disposição do locatário foi pensada justamente com a intenção de facilitar as operações e agregar mais valor às rotinas de trabalho.

Sendo assim, é comum que os condomínios contem com salas para administração, refeitórios, áreas de descanso para colaboradores e motoristas, estacionamento externo, mezanino para salas e escritórios administrativos.

Como a LOG CP ajuda a usufruir dessas vantagens?

Cabe agora ressaltar como a LOG Commercial Properties pode ser uma excelente alternativa para desfrutar das vantagens apresentadas anteriormente sobre o setor de condomínios logísticos. Além do mercado estar em crescimento e contar com excelentes perspectivas futuras, a LOG também conta com um modelo de atuação que possui diferenciais únicos.

Os empreendimentos construídos pela LOG são modulares, o que propicia a ampliação da área contratada conforme o crescimento das operações da empresa. Além disso, os seus condomínios também contam com localização estratégica, geralmente próximos aos grandes centros e com acesso rápido às principais rodovias e aeroportos.

A estrutura oferecida é do tipo Classe A, com pé-direito de 12 metros e o nivelamento a laser do piso que lhe confere uma resistência de até 8 toneladas por m² (8T/m²) para atividades com empilhadeiras. Outra característica marcante dos seus condomínios é o amplo espaço para manobras de veículos leves e pesados.

Todos esses benefícios implantados em um mesmo local ajudam as empresas a otimizar suas operações e a reduzir os custos associados à segurança e manutenção, por meio do rateio existente entre os demais condomínios. A atuação verticalizada também é outro diferencial. Isso significa que a LOG CP controla todo o processo de desenvolvimento dos seus ativos, desde a incorporação e construção dos condomínios logísticos até a sua comercialização e administração.

Assim, os condomínios contam com uma gestão própria, que permite que os seus clientes foquem apenas no desenvolvimento do seu “core business”. A administração própria facilita a comunicação direta com os clientes, além do paisagismo, que também agrega valor aos projetos e adorna visualmente todo o empreendimento.

Gostou do conteúdo? A equipe da LOG CP pode sanar suas dúvidas e apresentar as melhores soluções em condomínios logísticos. Acesse o site e entre em contato agora mesmo!

Sair da versão mobile