Ícone do site Blog Logística

Gestor de logística: tire suas principais dúvidas sobre essa profissão

Você já sabe o que faz um gestor em logística? Trata-se de um profissional de extrema importância dentro das empresas, contudo, é comum que as pessoas ainda tenham dúvidas sobre quais são as suas atribuições e qual caminho deve ser tomado para atuar nessa profissão.

É justamente pensando nisso que preparamos o artigo de hoje. Para conferir a resposta dessas e de outras perguntas sobre o assunto, continue conosco e boa leitura!

O que faz um gestor em logística?

Se antigamente a logística era vista como uma área estritamente operacional, hoje, devido a uma série de transformações e tendências, ela é parte fundamental do planejamento estratégico de uma empresa. Uma gestão ineficiente nesse sentido pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo de um empreendimento.

Isso quer dizer que, sem um gerenciamento adequado em logística, a organização pode tomar sérios prejuízos — daí a importância de contar com um bom gestor, capaz de encontrar formas inovadoras de atuar na área e ainda conseguir reduzir custos.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando o que exatamente faz um gestor em logística, não é mesmo? Saiba que é ele o responsável por gerir os processos da cadeia de suprimentos, incluindo operações de depósito, armazenagem e distribuição, planejamento, sistemas de logística, atendimento ao cliente, entre outras.

Em outras palavras, ele deve planejar o fluxo dos produtos, desde o primeiro contato com os fornecedores até o momento em que eles são entregues aos clientes.

Tudo isso com um foco em tornar todos esses processos mais enxutos e otimizados, criando condições para que as necessidades dos consumidores sejam sempre atendidas com a devida qualidade.

Como se tornar um gestor em logística?

Se você se identificou com as atribuições do gestor em logística e possui interesse em se tornar um, é preciso levar em conta alguns fatores.

Aqui, o conhecimento prático é definitivamente importante, contudo, a busca pelo conhecimento teórico e pelo aperfeiçoamento de competências é a chave para um profissional completo e diferenciado.

Há várias opções de qualificações nesse sentido, que vão desde cursos tecnólogos — que também são de nível superior, mas possuem duração menor que a de um bacharelado — e graduações até pós-graduações, para aqueles que já se formaram e desejam de fato se especializar na área com foco em algum segmento.

Os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para que o gestor tenha uma boa base para a resolução de problemas, tomadas de decisão e contribuição com a melhoria dos processos.

Por fim, o profissional que deseja atuar como gestor em logística deve ter em mente que, além do conhecimento necessário, como mencionamos, algumas características precisam se fazer presentes no dia a dia da profissão, como:

Pronto! Agora você já sabe o que faz um gestor em logística, compreendendo a sua importância dentro das organizações e o que fazer para atuar nessa profissão. Lembre-se de que o mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo, sendo assim, para ser um gestor de destaque, buscar aperfeiçoar conhecimentos é certamente ideal.

E você, gostou do conteúdo de hoje? Para continuar sempre por dentro de nossas atualizações, não deixe de curtir agora mesmo a página da LOG CP no Facebook!

Sair da versão mobile