Quem busca uma recolocação no mercado de trabalho ou deseja mudar de cargo ou empresa precisa saber como criar um currículo que seja completo e relevante para a vaga pretendida. Afinal, o documento serve como sua apresentação profissional e é o primeiro contato que a empresa tem com você.
Por isso, é muito importante ter todo cuidado e atenção na hora de montar seu currículo e garantir ótimas oportunidades de emprego na área da logística. Para não passar uma má impressão de cara, tenha atenção especial ao português.
Para o auxiliar nessa tarefa, preparamos este artigo com alguns passos para montar um ótimo currículo e se destacar! Fique atento e boa sorte!
1. Seja claro e objetivo
O primeiro passo é não poluir demais seu currículo com informações desnecessárias. Faça um texto bem escrito, fácil de entender, convincente, que vá direto ao ponto e evite detalhes que não tenham importância para a vaga que você está concorrendo.
Feito isso, organize todas as informações em blocos e monte um design simples e sério. Lembre-se de que o ideal é que o documento tenha, no máximo, duas folhas.
2. Cite seus pontos positivos
Não deixe de reforçar suas qualidades e seus pontos fortes de maneira cautelosa e sem exageros. Uma boa dica de como criar um currículo de qualidade é evitar listas citando todas as suas características positivas — isso não é errado, mas pode deixar o conteúdo um pouco clichê.
Em vez disso, experimente conectá-las com as suas experiências profissionais, mostrando como elas contribuíram e ainda podem contribuir para o seu crescimento na carreira em logística.
3. Inicie com seus dados pessoais e objetivos
Comece a criar um currículo apresentando suas informações pessoais no início — isso facilita o contato da empresa com você. Opte pelo básico:
- nome completo;
- e-mail profissional;
- telefones de contato;
- endereço; e
- link para seu perfil no LinkedIn, se desejar.
Logo em seguida, apresente seus objetivos profissionais para que o recrutador saiba o que você espera da empresa. Esse tópico não deve passar de uma linha e deve conter apenas o cargo ou a área do seu interesse, como supervisor ou analista de logística, por exemplo. Se você tiver interesse em outra área é melhor montar dois currículos.
4. Coloque seu histórico profissional
Este é um passo muito importante quando for criar o currículo. Coloque onde trabalhou e os cargos que exerceu, do mais recente para o mais antigo. Lembre-se de que é desnecessário citar todos — o interessante, aqui, é colocar o último emprego e selecionar aqueles que sejam mais relevantes para a área.
Além disso, explique brevemente as funções que você realizou enquanto esteve na empresa, os grupos que liderou e os projetos que desenvolveu.
5. Mencione os cursos feitos
Neste tópico, aproveite para mostrar todo o seu conhecimento e interesse pela área. Utilize termos técnicos e não deixe de incluir suas competências, como sistemas de gerenciamento de estoques ou pedidos, por exemplo. É muito importante que o profissional atual da área da logística apresente conhecimentos em tecnologia e inovação.
Agora que você já aprendeu como criar um currículo, não se esqueça que as informações precisam ser verdadeiras, pois pode ser necessário que você as comprove. Com determinação e foco temos certeza que você terá uma carreira de sucesso!
E para complementar a leitura, não deixe de conferir quais são os 4 maiores desafios da logística e aprenda a superá-los!