2017
Saiba quais são os principais custos de frota e como gerenciá-los
Uma das principais preocupações para as empresas de logística são os custos de frota. Esses gastos têm um forte impacto no orçamento logístico. Quando estão descontrolados, trazem dificuldade à manutenção da competitividade do valor do frete e garantia da lucratividade da empresa.
Por isso é necessário conhecer esses custos e compreender quais são as boas práticas de administração. É dessa maneira que sua transportadora terá mais eficácia e aumentará sua produtividade. Da mesma maneira conseguirá eliminar desperdícios e otimizar atitudes para evitar gastos mais elevados.
Para ajudá-lo nessa empreitada vamos apresentar os principais custos relativos à frota e o que fazer para que não fujam do controle. Vamos lá?
Os principais custos de frota
Há 7 gastos que incidem mais fortemente no orçamento logístico:
1. Manutenção
São essenciais para o bom funcionamento dos veículos, mas devem ser gerenciadas para trabalhar a prevenção. Dessa maneira são evitados os consertos imprevistos, que costumam ser mais caros. Essa atitude também evita falhas e quebras. Por isso implante um cronograma de manutenções para reduzir gastos, proteger a frota contra problemas e garantir que os caminhões e automóveis estão em bom estado.
2. Combustível
Impacta fortemente, especialmente em períodos de elevação de preços. Para controlar esse gasto é preciso adotar atitudes para economizar, como:
- comprar veículos eficientes e modernos, que consomem menos;
- adequar a frota para o gás natural veicular (GNV). No entanto, é preciso analisar o investimento necessário a essa alternativa;
- otimizar as rotas com sistemas específicos que indicam os caminhos mais curtos e rápidos.
3. Treinamento de motoristas
A capacitação desses profissionais impacta positivamente os dois custos anteriores. É importante focar situações que causam problemas e aumentam os gastos, por exemplo: aceleração na arrancada, direção em alta velocidade, manutenção do carro desalinhado, colocação do veículo em ponto morto e carregamento de peso excessivo ou má distribuição da carga. Perceba que o treinamento ainda evita a aplicação de multas.
4. Segurança
Esse é um recurso importante para proteger os ativos da empresa. No entanto, é necessário negociar com a seguradora e avaliar as necessidades de franquia, cobertura etc. Apesar de ser um gasto, esse valor também é um investimento.
5. Documentos e regularizações
Um dos principais impostos a serem pagos é o IPVA. Porém, podem existir outras taxas. Além disso, há o programa Despoluir, que incentiva os empreendedores a diminuírem as emissões de poluentes. Aqueles que liberarem menos fumaça contam com alguns benefícios. Por fim, vale a pena atentar às multas e tentar sempre evitá-las.
6. Depreciação
O desgaste dos veículos é natural e exige que a empresa esteja preparada para a renovação dos caminhões. Dessa maneira se evita a descapitalização necessária para a aquisição de novos carros. Nesse contexto o primeiro passo é manter a depreciação contabilizada no planejamento. Além disso, deve-se focar a manutenção preventiva e a conservação para adiar a reposição e garantir uma futura revenda.
7. Custos ocultos
Esse é um dos principais problemas, porque dificilmente são mensurados e controlados. O mais comum é que surjam devido à falta de planejamento, que leva a desperdícios e ineficiência operacional. Alguns exemplos de custos ocultos são: frota indisponível ou ociosa, perdas e uso inadequado dos recursos.
Como manter os custos sob controle
A ideia é sempre reduzir os gastos. Por isso o objetivo é contar com ferramentas que otimizem os processos e, consequentemente, assegurem um controle maior. Você pode adotar, por exemplo, softwares de gestão que ajudam a aumentar a eficiência.
Outra possibilidade é a terceirização de serviços ou da frota. No segundo caso a vantagem é contar com o perfil e a quantidade de veículos certa para o seu negócio, o que evita os custos ocultos devidos à ociosidade de caminhões, por exemplo.
No entanto, você ainda pode ir além. Uma alternativa bastante interessante é alugar galpões industriais, oferecida por empresas como a Log CP. A medida reduz custos com condomínio e permite que a sua empresa tenha uma estrutura de qualidade e com localização estratégica para as suas operações. O resultado é a expansão e flexibilização das atividades.
E na sua empresa, os custos de frota já estão sob controle? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a reduzir ainda mais esses gastos!
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
PUBLICADO EM Mercado TAGS:
1 Comentário
COMENTÁRIOS
Deixe o seu comentário!
Deixe um comentário
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
Acho está área de logística muito interessante
fiz o curso e quero trabalhar neste quesito.