2015
Paralisações dos caminhoneiros impactam negócios do sul
Mesmo com a tentativa de acordo do governo com os caminhoneiros (25/02), a categoria manteve na última semana diversos pontos de rodovias federais paradas. Somente no Rio Grande do Sul, haviam 27 trechos interditados nas BRs-101, 116, 158, 285, 386, 392, 468, 470 e 272 na quinta-feira (26). Em Santa Catarina, outros 11 pontos de rodovias foram bloqueados por manifestantes.
As atividades no sul têm sofrido impacto com a redução das operações logísticas. Na terça-feira (25), o porto de Paranaguá recebeu apenas 67 dos 925 caminhões esperados, prejudicando o escoamento da soja. No Paraná e em Santa Catarina, a JBS paralisou as unidades de produção e aves e suínos pela interrupção no fornecimento de grãos para alimentação dos animais.
Algumas unidades da Brasil Foods, por exemplo, interromperam os abates devido à paralização logística, tanto no abastecimento de grãos para alimentação, combustível e embalagens, como no escoamento da carne. A empresa ainda não afastou a possibilidade de ocorrência de problemas sanitários na produção, caso os entraves com os caminhoneiros persistam.
O problema de abastecimento chegou até aos postos de gasolina. Em algumas cidades, como Londrina (PR), postos ficaram sem etanol e gasolina pela alta demanda após boatos de riscos de falta fornecimento.
Acordo com caminhoneiros
O governo apresentou na quarta-feira(25), uma proposta de acordo ao movimento de caminhoneiros. Com a condição do fim dos bloqueios, o governo promete sancionar a Lei dos Caminhoneiros, a prorrogação por 12 meses do pagamento de caminhões por meio do Programa Procaminhoneiro e a negociação conjunta entre caminhoneiros e empresários para criação de uma tabela referencial de frete.
Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência Miguel Rossetto, a Petrobras não irá reajustar o valor do diesel nos próximos seis meses, outra reivindicação da classe.
A Lei dos Caminhoneiros, que altera a regulamentação da profissão e foi aprovada pelo Congresso, vai beneficiar os caminhoneiros e vai ser sancionada integralmente por Dilma, segundo o ministro.
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
PUBLICADO EM Mercado TAGS: caminhoneiros, Logística,
2 Comentários
COMENTÁRIOS
Deixe o seu comentário!
Deixe um comentário
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
Ola, boa noite, nao consigo imprimir, direto do site, estou montando uma apostila, com as noticias postadas aki.
goataria de receber por email.
Olá Efrain,
Cadastre-se em nossa newsletter para receber as atualizações do site.
Abs,