2014
Logística mais inteligente, rentável e ecologicamente correta
Cada vez mais operadores logísticos buscam alternativas para desenvolver soluções e estratégias que atendam às necessidades dos clientes. Mas uma pergunta sempre vem à mente deles: “Como desenvolver serviços de alta qualidade e alinhados com a preservação do meio ambiente, sem perder de vista os valores competitivos necessários para logística”?
Uma solução colaborativa tem sido aplicada para apresentar um resultado positivo às expectativas do mercado desde 2004. Criado e empregado na França, pela FM Logistic, o conceito ‘Pooling’ busca a otimização de espaços e entregas para gerar custos logísticos menores e preservar o meio ambiente.
O que é o Pooling?
A aplicação Pooling faz com que duas ou mais empresas com pontos em comuns de entrega utilizem distribuidores multi-industriais que otimizam os processos logísticos. Essa sinergia pode trazer ganhos em termos de custo e qualidade de serviço.
Outro ponto positivo é o alinhamento com as necessidades do meio ambiente. O Pooling facilita a previsão de aproveitamento de 100% do espaço dos caminhões com uma circulação menor do veículo, o que reduz as emissões de CO2.
O Pooling pode ser a solução para a equação investimento x retorno, mas também exige uma atuação estruturada e competente do operador logístico que o oferece. A escolha dos produtos e empresas colaborativas que dividirão os mesmos espaços de armazenagem e meios de distribuição e o planejamento preciso desses serviços devem receber toda a atenção.
Fonte: Segs
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
PUBLICADO EM Mercado TAGS:
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
0 Comentários
COMENTÁRIOS