Logística e preservação de materiais: 5 fatores para levar em consideração

Avarias, perecibilidade e mal acondicionamento são alguns dos principais motivos que levam uma empresa a sofrer perdas de materiais. Isso representa um grande prejuízo para o negócio, e é daí que vem a importância de planejar a logística considerando também a preservação de materiais.

Logística e preservação de materiais: 5 fatores para levar em consideração

Existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração para garantir a integridade dos produtos até o seu destino final. A seguir, listamos os principais deles. Acompanhe!

1. Método de gestão de estoque

A forma como o estoque é gerido influencia diretamente na preservação de materiais, principalmente no que diz respeito à perecibilidade. Para evitar ou diminuir a incidência de perdas, o ideal é adotar o método do Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS).

O PEPS — FIFO, em inglês —, como o nome sugere, realiza o controle de saídas de acordo com a ordem em que os itens são recebidos. Ou seja, os mais antigos saem primeiro, enquanto os mais novos ficam mais tempo dentro do estoque.

2. Condições ideais de armazenagem e transporte

As condições do estoque e do transporte também devem ser projetadas de acordo com as necessidades dos produtos. De maneira geral, o ideal é evitar umidade, locais abafados e excesso de produtos em um espaço reduzido.

Entretanto, existem determinados tipos de produtos que requerem condições especiais que envolvem temperatura, iluminação, ventilação, entre outros pontos. Isso vale para itens como flores, produtos agrícolas e medicamentos, por exemplo.

Uma excelente estratégia para resolver essa questão é investir no aluguel de galpões. Eles geram custos consideravelmente menores do que adaptar e manter um imóvel próprio, pois possuem estruturas diferenciadas para atender as diversas características dos materiais.

3. Embalagem adequada

A embalagem também é um aspecto fundamental para uma logística eficiente e, principalmente, na preservação de materiais. O ideal é estudar as características de cada produto (dimensões, peso, fragilidade, entre outras) para entender qual embalagem é a mais adequada para garantir a integridade.

4. Manuseio correto

O manuseio também influencia na integridade dos materiais. Esse cuidado deve ir ser tomado desde a movimentação dentro do estoque até o momento da entrega no endereço do cliente final.

Esse aspecto é especialmente importante quando se trata de itens frágeis, que requerem uma cautela maior.

5. Escolha do modal de transporte também influencia na preservação de materiais

A maior parte dos itens que são transportados no Brasil são enviados via modal rodoviário. Se comparado às demais opções disponíveis, o principal motivo disso é o custo reduzido.

Normalmente, o transporte aéreo é mais requisitado quando se trata de entregas urgentes. No entanto, existem alguns casos em que isso deixa de ser uma opção e se torna uma necessidade, como no envio de itens de alto valor agregado, perecíveis e alguns medicamentos.

A principal premissa da logística é entregar o produto certo, no lugar certo, de forma adequada, pelo menor custo possível. Nesse sentido, a preocupação com a preservação de materiais se faz essencial, principalmente pelo fato de influenciar diretamente na satisfação dos clientes e na imagem que a empresa possui no mercado.

Gostou desse artigo? Restou alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários e participe!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.