Ícone do site Blog Logística

Galpão Logístico: Construir, Comprar ou Alugar?

Uma das características mais importantes para um empreendedor é a sua capacidade de refletir de forma racional e cuidadosa sobre as decisões sobre o futuro do negócio. Essa estratégia deve ser adotada a todo momento, como ao estabelecer o mercado de atuação ou ao decidir expandir a operação ou investir em um galpão logístico.

Esse tipo de planejamento tem o objetivo de identificar o que é melhor para empresa, tanto em curto como em longo prazo. Por isso, a escolha entre construir, comprar ou alugar um galpão levanta a dúvida sobre qual é a melhor opção para o desempenho da empresa.

Para chegar à definição ideal, é necessário considerar as variáveis de armazenagem, distribuição e acessibilidade aos clientes para justificar o investimento.

Por isso, desenvolvemos este post com intuito de ajudar o gestor a tomar a melhor decisão. Continue a leitura para esclarecer as suas dúvidas.

Como avaliar a viabilidade de um projeto?

Todo projeto que envolve a aplicação de investimentos para viabilizar a sua realização deve ser avaliado de maneira minuciosa. Afinal, o dispêndio de recursos traz sempre a expectativa de obter benefícios no futuro.

Assim, é preciso avaliar as variáveis e conhecer os riscos envolvidos antes de tomar uma decisão que pode afetar todo o negócio. Impulsividade é uma palavra que não tem lugar na atitude do gestor.

No caso de um imóvel (um galpão, por exemplo) a sua aquisição ou construção tem o objetivo de aproveitar uma oportunidade para expansão das operações. Contudo, é necessário ter estimativas sobre retorno financeiro e aumento da capacidade produtiva, que serão então contrabalanceadas com os custos previstos para tomar a decisão mais acertada. O comportamento do mercado também deve ser estudado para determinar se há uma demanda que justifica aumentar o espaço disponível.

Com esses subsídios, será mais fácil tomar decisões de maneira racional, com potencial efetivo para favorecer o negócio e garantir o seu sucesso.

Quais os motivos para comprar um galpão logístico?

A aquisição de um imóvel está sujeita à disponibilidade no mercado de galpões com as especificações que atendam às necessidades da sua empresa. Fatores importantes, como a localização, distribuição do espaço e as comodidades disponíveis, devem ser levados em consideração.

Os preços também podem estar inflacionados devido à alta procura, o que exige capacidade de negociação para obter um acordo vantajoso. Em alguns casos, pode ocorrer o aumento das despesas em função da necessidade de eventuais reformas e modernizações do armazém.

Uma das vantagens em relação à aquisição de uma propriedade para fins logísticos é a possibilidade de estabelecer a operação mais rapidamente após a conclusão da compra. Desse modo, o gestor pode manter o cronograma do projeto, sem comprometer as próximas etapas.

Com a disponibilidade do espaço e infraestrutura, o estoque pode ser movido para o novo local e o depósito pode ser colocado em pleno funcionamento.

Vale a pena construir o próprio galpão?

Em geral, a opção de construir um galpão envolve a contratação de uma empresa especializada na execução desse tipo de serviço. Esse fator eleva os custos com aquisição de materiais de construção, mão de obra e preparação do terreno.

Além disso, a etapa de construção é suscetível a imprevistos, como atrasos na entrega de produtos e período de chuvas, que geralmente atrapalham a realização de atividades ao ar livre e problemas com o projeto arquitetônico.

Além disso, o galpão logístico passará a ser um ativo imobilizado, que requer o pagamento de impostos e tem elevados custos de manutenção.

Por outro lado, a construção de um imóvel significa que o resultado atenderá exatamente às necessidades da empresa. Nesse caso, é possível dotar o galpão com recursos estratégicos, como:

Além disso, as inovações no setor da construção civil garantem projetos mais modernos e flexíveis. Isso representa um aprimoramento das tendências e tecnologias mais recentes, que podem ser adaptadas para o seu empreendimento. A possibilidade de planejar o espaço de acordo com as suas necessidades constitui um grande atrativo para os gestores e investidores.

Quais são as vantagens de alugar um galpão?

Quando as opções de compra ou construção de um galpão são consideradas, é preciso dispor de capital inicial imediato para concluir a aquisição ou para iniciar as obras. E obviamente nem sempre isso é possível.

Nessa circunstância, a locação de um galpão é um processo menos burocrático e mais econômico, pois custos envolvidos são consideravelmente inferiores, fator que torna esse tipo de investimento mais atrativo, pois não requer a aplicação imediata de altos recursos financeiros.

Além disso, os riscos de não obter o devido retorno de investimento são bem inferiores na opção de locação do espaço.

A qualidade do prédio e a presença de padrões modernos de construção também devem ser considerados na viabilização da expansão da operação logística.

Como a empresa locatária não se torna proprietária do espaço, não há necessidade de obras e serviços de adaptação da construção. Com essa flexibilidade, é possível realizar a mudança para a nova instalação com facilidade.

Atualmente, existem no mercado diversos condomínios logísticos, construídos com o intuito de atender a essa demanda e oferecer diversas vantagens como:

Afinal, qual é a melhor solução?

Diferente de um galpão próprio, o contrato de aluguel facilita a mudança de um local para outro, se houver necessidade ou para aproveitar condições mais favoráveis em outra localidade.

Apesar das vantagens obtidas para quem opta por alugar um imóvel, existem desvantagens que devem ser levadas em consideração. O pagamento da taxa mensal significa que não há aquisição da propriedade e que o novo galpão não faz parte do patrimônio da empresa locatária.

Na verdade, para fins contábeis, essa é uma despesa e não um investimento.

Além disso, as cláusulas contratuais não permitem ou limitam a realização de modificações na estrutura, esse fator pode ser um obstáculo caso haja necessidade de aumentar as atividades de transportes.

Tenha em mente qual é o orçamento para o investimento, o cronograma para concluir a mudança e expectativa de retorno. Muitas vezes a situação financeira da empresa é um fator limitador que inibe a compra ou construção de um imóvel próprio. Portanto, a opção de aluguel se torna mais favorável.

Sob outra perspectiva, se o projeto é de longo prazo e se há verba suficiente para arcar com a compra ou a construção do galpão, é preciso analisar outros benefícios, como localização estratégica e proximidade com os clientes.

Já os condomínios e parques logísticos foram idealizados para as suas reais necessidades de armazenamento e distribuição. Essa alternativa permite a descentralização do estoque e já estão prontos para começar a funcionar.

É de vital importância que o empreendedor considere quais são as vantagens e desvantagens de construir, comprar ou alugar um galpão logístico. Coloque tudo no papel e depois reflita cuidadosamente e escolha a opção mais vantajosa para o seu negócio.

Gostou do nosso post? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo.

Sair da versão mobile