Estamos vivenciando mudanças em todos os aspectos tangentes à tecnologia. Cada um desenvolve-se independentemente e, ao mesmo tempo, integrado a outros aspectos.
Dessa forma, as maiores tendências em logística estão associadas à evolução da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Business Intelligence, tecnologia RFID e Cloud Computing.
São conceitos que permitem que as empresas desenvolvam seus setores e sua eficiência operacional, diminuam custos e, consequentemente, aumentem suas margens de lucro.
Neste post destacamos alguns pontos sobre a tendência em logística e como será importante adaptar-se para manter a competitividade no mercado. Confira!
1. O e-commerce como precursor do conceito de Logística 4.0
O e-commerce no Brasil não tem representatividade significativa em relação à venda em lojas físicas, mas há um grande espaço disponível para seu crescimento, e a tendência é que ele aconteça de forma exponencial.
Sendo assim, é preciso adequar a cadeia logística de forma a acompanhar esse crescimento, tanto na cadeia de suprimentos quanto no transporte do produto até o consumidor final — demanda determinante para o surgimento da chamada Logística 4.0, que estará presente em todas as fases do processo de:
Gestão de estoques
Previsibilidade de demanda sempre foi uma questão discutida nas empresas, e fazê-la somente em função do mercado não é mais eficaz, já que a internet expõe muitas possibilidades aos clientes.
É necessário ter o mínimo de estoque possível, manter o controle das remessas, tomar as melhores decisões de armazenagem, reduzir custos etc.
Para obter sucesso nesses processos, é importante se adequar ao Business Intelligence por meio de softwares que compartilhem e monitorem as informações em suporte à gestão do negócio.
Monitoramento de entrega
Analisar somente indicadores de desempenho logístico (KPIs) também já não é suficiente. Podem ocorrer imprevistos na fase de expedição que incluem tempo em trânsito, devoluções, inexatidão das notas fiscais e falta de pontualidade nas entregas.
O monitoramento da entrega feito online pode diminuir esse gargalo, com acompanhamento em tempo real das informações geradas pelo transporte de carga, emissão das notas fiscais e conhecimentos de transportes eletrônicos — até pelo feedback do cliente, que ao receber o produto em sua casa envia uma confirmação por aplicativo de mensagens instantâneas à empresa.
Logística reversa
Insumos não utilizados na produção ou originários de processos produtivos formam estoques não aproveitáveis que devem ser descartados de acordo com a preservação ambiental.
Uma logística reversa eficiente demonstra comprometimento da empresa com o meio ambiente e agrega valor ao produto e à sua marca.
É necessário investir na destinação adequada ou terceirizar essa fase do processo com empresas cuja responsabilidade ambiental esteja de acordo com as leis em vigor.
2. Relação entre as empresas e os consumidores
A cadeia de serviço torna-se mais importante que a própria cadeia de suprimentos, e a transparência continuará a ser um ponto de convergência entre elas.
Os clientes não estão apenas procurando por valor: estão mais exigentes, querem ter experiências de compra e de serviços personalizadas, e estão mais preocupados com responsabilidade ambiental e social.
O aumento do acesso à informação proporciona esse acréscimo de expectativa. Ambos impactam nas empresas, principalmente quanto aos prazos de entrega.
3. A tecnologia presente em toda a cadeia
Eficiência e sustentabilidade econômica são os prós gerados pela tecnologia. Algumas ferramentas se destacam quanto à tendência em logística:
GPS e tecnologia RFID (radiofrequência)
Captam dados por radiofrequência e transmitem informação via satélite. São ferramentas que permitem roteirizar cargas, informar condições de infraestrutura da malha viária, indicar acidentes e rotas alternativas de acesso mais rápido ao destino, tudo para economizar algo precioso quando o assunto é logística: tempo.
Botões de bloqueio
Mecanismos manuais ou automáticos que podem ser utilizados ao menor sinal de perigo para bloquear o acesso ao compartimento de carga do veículo. Isso diminui a incidência de roubos, um dos desafios a ser enfrentado no transporte de cargas.
Drones
Utilização de drones será uma realidade não só para monitorar o transporte, mas em um futuro próximo, ser o próprio transportador de pequenas encomendas.
Monitoramento mobile
Permite a manutenção do contato entre empresa e transportadora, além do acompanhamento feito de perto, apenas a um toque de distância.
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