Desvendamos os segredos de logística das grandes empresas! Veja aqui!

A demanda dos clientes por produtos cada vez melhores e preços cada vez mais acessíveis representa um desafio universal para os fabricantes. O processo de remessa também lida com um alto nível de expectativas e para se destacar no mercado é preciso seguir as práticas desenvolvidas na logística das grandes empresas.

Desvendamos os segredos de logística das grandes empresas!

Afinal, elas conseguiram ser bem-sucedidas em suas respectivas áreas.

Para esclarecer sobre a importância da logística, consultamos 3 estratégias que vão desde o relacionamento com os clientes até a valorização dos recursos humanos. Confira!

1. Inovação em produtos e serviços diferenciados

A empresa varejista americana Amazon é uma loja online que, além da comercialização de um vasto catálogo de mercadorias, tem conexões com as áreas de produção de eletrônicos e entretenimento. Essa expansão da sua atuação é devido a uma cultura de foco inabalável na satisfação do cliente. Isso acontece não somente com os produtos que comercializa, mas com o ágil processo de entrega, serviços de pós-vendas e assistência, além de preços competitivos.

Para manter esse ritmo e estar sempre um passo a frente no mercado, a empresa investe muitos recursos em pesquisa e desenvolvimento de produtos. A sua influência e controle engloba toda a cadeia produtiva e de suprimentos. Essa vantagem atua por meio da presença de centros de distribuição, entrega por modal aéreo e, acima de tudo, disciplina.

Preços baixos e grande variedade de produtos são fatores que motivam os clientes. Frete grátis e entrega mais rápida são algumas das possibilidades oferecidas para se tornar ainda mais competitivo.

2. Compreensão das necessidades dos clientes

Nos últimos anos, o segmento do varejo passou por significativas mudanças em sua estrutura, sendo que a mais relevante delas foi o advento do comércio eletrônico. O acesso à internet revolucionou a forma como os clientes se relacionam com as empresas e compram.

Esse fator estimulou o crescimento de companhias consolidadas no mercado que expandiram as suas operações e incentivou a criação de novos negócios para atender as demandas dos consumidores.

Isso mudou a forma como os produtos são apresentados e vendidos. Um dos grandes nomes do varejo no Brasil é as Casas Bahia que passou por mudanças para ingressar no comércio virtual. Essa renovação foi possibilitada por meio de um extenso estudo sobre as necessidades dos clientes e seus hábitos de consumo.

Com isso, foi possível dar início a novos projetos de abastecimento para fazer com os produtos chegassem de maneira rápida ao destino, em qualquer localidade. A criação de centros de distribuição em pontos estratégicos foi fundamental para reduzir distâncias e permitir o pronto atendimento das entregas.

3. Valorização da capacitação dos recursos humanos

A formação e a experiência de um profissional são primordiais para a logística das grandes empresas, por isso a valorização dos recursos humanos representa uma vantagem estratégica.

A operação de transportes é uma área de grande impacto no desempenho das organizações e que oferece desafios diários. Disponibilidade de produtos e veículos, a automatização de rotas e a constante demanda de entregas são obstáculos que podem ocorrer todos os dias e a equipe deve estar preparada para agir.

Alguns exemplos das aptidões necessárias ao profissional dessa área para agregar à empresa são:

  • conhecimento sobre impacto financeiro e a satisfação dos clientes;
  • competência para atuar perante imprevisibilidade dos processos de entrega;
  • habilidade de criar soluções proativas e resolver problemas;
  • capacidade de exercer liderança e controle.

Atingir o nível de experiência e maturidade com o mercado e os processos da transportadora requer tempo e investimento em treinamentos. Uma das realidades em empresas multinacionais é a criação de universidades institucionais voltadas para a preparação da equipe.

A mineradora Vale e a sua subsidiária de logística, a VLI investem em cursos para desenvolver as competências fundamentais para o negócio e contribuem para a formação de futuros líderes.

A combinação de uma equipe qualificada, foco na satisfação dos clientes e constante desenvolvimento de novos produtos e serviços são pilares da logística das grandes empresas. Com isso, é possível alcançar um representativo crescimento no mercado e obter novas oportunidades.

Quer conhecer ainda mais novidades sobre o segmento logístico? Então confira o nosso artigo sobre as tendências para o ano de 2018!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

2 Comentários

  1. José Gilmar Nascimento disse:

    Boa tarde gostaria de saber como faço para agregar caminhão ou van para entrega e distribuição de produtos da Natura no estado do Espírito santo? Agradeço desde já.

COMENTÁRIOS

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