Ícone do site Blog Logística

Conheça a aplicação da Big Data na logística

São várias as aplicações do Big Data na logística, todas promovendo melhor alocação de recursos e gastos mais eficientes. Apesar dos custos altos, a utilização dessa tecnologia será cada vez mais primordial para atuação do setor.

Mas o que significa isso? Big Data é um termo de sistema de informação que se refere ao armazenamento de uma quantidade massiva de dados processadas em alta velocidade. O uso do Big Data tem se proliferado em áreas como política de governo, investimentos e gestão de empresas, incluindo, dessa forma, as atividades de logística.

A partir do processamento dos dados obtém-se informações que podem ser decisivas para a atuação empresarial. No ambiente da logística, o Big Data poderá coletar dados de todo o processo de realização de pedidos de clientes até informações sobre a entrega.

Em um processo de compra, por exemplo, são gerados dados a respeito do produto desejado, a quantidade e o local de entrega. Os dados da compra são levados ao armazém, no qual o produto será localizado e separado para entrega. Em seguida, ocorre o processo de conferência de pedidos e de embalagem. Por fim, o produto segue para o transporte.

Cada etapa dessa cria informações diferentes, registradas em algum sistema. Com o registro de pedidos, é possível se traçar um comportamento de consumo, como mix de produtos comprados juntamente, horário e período do mês ou ano.

A coleta de itens pode indicar itens de maior giro. Essa informação possibilita organizar o armazém de forma a facilitar a saída de itens de maior giro.

Os dados da conferência podem ajudar a identificar erros no processo e indicar possibilidade de melhoria nos mesmos.

O registro nas embalagens pode promover a utilização de embalagens de um tamanho específico e evitar desperdícios.

Uma pesquisa da Tata Consultancy Services entrevistou 1.217 grandes empresas americanas em 2012 e 2013. Mais de 53% das empresas já utilizavam o Big Data. Dessas empresas, 7% investiram mais de US$ 500 milhões e 15% passaram dos US$ 100 mi. 45% das corporações esperavam um retorno sobre investimento (ROI) de 25%.

Você acredita que o Big Data poderá ajudar no crescimento de seu negócio? Então veja que em nosso novo post listamos o Big Data como uma das 5 tendências em logística para 2017.

Sair da versão mobile