Ícone do site Blog Logística

Condomínios logísticos em Minas Gerais: conheça as unidades da LOG CP

O mercado de condomínios logísticos em Minas Gerais é grande. Parte disso se dá pelo fato de ter uma localização estratégica, visto que fica na região Sudeste e com fácil acesso às demais. A LOG CP concentra boa parte das operações no estado e tem uma participação considerável em termos de market share no setor.

Convidamos Giovanni Drumond, Gestor Comercial da LOG CP, para explicar melhor como as operações funcionam, quais são as características dos condomínios logísticos da empresa e como está o mercado atualmente. Continue conosco e confira a seguir!

O que são condomínios logísticos?

Condomínios logísticos consistem em edificações voltadas para a realização de atividades logísticas de várias empresas, que ficam situadas na mesma localização. Contudo, cada uma delas é instalada em um galpão diferente, com características específicas para atender às particularidades de suas operações.

Assim como em um condomínio residencial, as despesas são divididas entre todos os condôminos. Nesse caso, isso inclui água, energia elétrica, manutenção e, até mesmo, a segurança (que envolve o uso de câmeras e de segurança armada, por exemplo).

Eles são indicados para operadores logísticos e qualquer outra operação que precisa ter o armazenamento verticalizado. Isso é possível graças aos pisos resistentes, que suportam até 6 toneladas por metro quadrado, além do pé direito livre, com 12 metros de altura. Eles proporcionam uma alta eficiência de armazenagem, o que significa que mesmo um espaço pequeno já é suficiente para guardar muita mercadoria.

Também não podemos deixar de citar as empresas operadoras do setor farmacêutico, que, para obterem um alvará de funcionamento (selo ANVISA), precisam contar com um condomínio que esteja com toda a documentação em dia.

As empresas de e-commerce também costumam recorrer aos condomínios logísticos, principalmente devido à localização privilegiada, situada próxima (ou com fácil acesso) a grandes polos consumidores.

Como é mercado de condomínios logísticos em Minas Gerais e a atuação da LOG CP?

Giovanni começa explicando que “Minas Gerais é, atualmente, o terceiro maior mercado brasileiro nesse segmento. A LOG CP tem mais de 30% dos seus negócios concentrados nessa região, o que representa mais de 350.000m² construídos. Por isso, dizemos que MG é o berço da nossa companhia”.

Ele continua detalhando: “hoje, de toda essa área construída, nós temos menos de 1% de vacância, ou seja, o índice de desocupação dos imóveis. É por isso que Minas Gerais é considerada o polo dos nossos negócios e, consequentemente, o estado que mais representa as nossas operações”.

As atividades estão espalhadas em diversas cidades, o que inclui Extrema, Uberaba e Juiz de Fora, além da Região Metropolitana: Belo Horizonte, Contagem e Betim.

O impacto das operações da LOG CP no mercado com novas empresas em MG

“Nós temos um estudo que mostra que, das empresas que realizam atividades de transporte, logística, e-commerce ou do setor farmacêutico, por exemplo, uma em cada cinco utilizam os condomínios logísticos da LOG CP no Brasil, o que não é diferente em Minas Gerais”, mostra o gestor.

O mercado de galpões em MG, hoje, ocupa cerca de 1.500.000m² de galpões classe A construídos pelo estado. Só por aí, é possível ver a representatividade que a LOG CP tem na região em termos de participação desse mercado — o que, como dito, é superior a 30% de market share.

Quais são os principais condomínios logísticos com vacância da LOG?

Como foi dito, hoje, a LOG CP tem menos de 1% de vacância nos condomínios logísticos em Minas Gerais.

LOG Uberaba

Em Uberaba, a vacância gira em torno de 7%. Isso representa apenas um módulo do total de 14 que formam o condomínio. Ele tem fácil acesso à BR 050, a Ribeirão Preto (SP) e também está situado bem próximo à cidade de Uberlândia. É um dos principais condomínios logísticos do Triângulo Mineiro.

LOG Juiz de Fora

Já em Juiz de Fora, existem 26 módulos construídos, e apenas um deles está disponível para locação. O condomínio fica localizado às margens da BR 040, com fácil acesso à cidade e também a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro.

PIB (Parque Industrial de Betim)

Aqui, é um caso que precisa ser analisado à parte. Giovanni explica que o PIB não se trata de um condomínio logístico, mas, sim, de um loteamento industrial. Nele, a LOG CP vende terrenos para a construção de indústrias, transportadoras ou operadores logísticos.

“Também existe a possibilidade de fazer um contrato de locação built to suit (BTS), com prazo de locação mínimo de 10 anos, onde a construção é feita sob medida para os clientes. Em resumo, o PIB é uma área na qual se pode vender terrenos ou construir galpões do tamanho necessário para as demandas dos contratantes”, detalha o gestor.

Nessa região, é possível chegar em mais de 2.000.000m² de área vendável ou construída via formato built to suit.

Devido a isso, não é possível falar que o PIB tem vacância. O que existe lá é a possibilidade de venda ou de construção sob demanda, em uma localização privilegiada, situada entre as BR 262 e 381.

Ele é considerado o primeiro bairro industrial planejado de Betim e, também, do estado de MG.

Quais são as principais características dos condomínios situados na região metropolitana de BH?

Giovanni diz que “todos eles são modulados, o que permite dar assistência a desde uma pequena transportadora que busca apenas um espaço de 1.000m², até uma grande operação logística que ocupa 20.000m², o que ocorre com alguns clientes”.

Todos eles estão situados bem próximos a vetores de escoamento, ou seja, com fácil acesso às rodovias e vias expressas das regiões, e contam com padrão classe A, o que quer dizer que todos têm:

Todos os condomínios contam com um time de supervisão próprio e totalmente capacitado para atender ao dia a dia de cada locatário. Existe um padrão de qualidade e de atendimento para esse serviço, no qual o foco está em resolver todas as demandas e necessidades apresentadas pelos clientes.

Como você pôde ver, a LOG CP tem uma grande participação no mercado de condomínios logísticos em Minas Gerais. Com padrão classe A, a empresa busca oferecer toda comodidade e qualidade no suporte aos clientes, desde pequenas empresas até grandes operadores logísticos que fecham contratos de built to suit.

O que achou do artigo? Quer aproveitar e saber o que é necessário para fechar contrato conosco? Entre em contato agora mesmo, saiba quais são as disponibilidades em sua região e veja o que é necessário para contratar nossas instalações!

Sair da versão mobile