Ícone do site Blog Logística

Caminhoneiros terão nova tabela de frete

O governo federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, anunciou no Diário Oficial da União do dia 24 de abril a abertura de uma consulta pública para a elaboração de uma nova tabela referencial dos custos de frete. Esse tem sido um dos pontos principais no setor de logística, que aponta defasagem de 14,4% no valor do frete.

A resolução dos procedimentos da criação da nova tabela foi realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Essa tem sido uma das grandes demandas do setor, especialmente dos caminhoneiros.

Para Miguel Rosseto, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, a tabela será diferente da editada pelo governo. Espera-se que, para sua elaboração, os principais participantes do setor serão envolvidos, com destaque para os caminhoneiros e embarcadores que contratam o frete, tudo com embasamento técnico.

O anúncio da elaboração da nova tabela atendeu uma das principais reivindicações dos caminhoneiros após a sanção da nova lei para a classe em março. O esforço pelo reajuste possibilitou a facilitação do diálogo entre o setor e governo. Desde que a Lei entrou em pauta, várias manifestações, que incluíam a interdição de rodovias pelos caminhoneiros, aconteceram pelo país.

Segundo o ministro, uma tabela única mínima é impraticável devido às diversidades de condições das estradas brasileiras, dos tipos de cargas transportadas e os diferentes veículos utilizados. Rosseto afirma que interessa ao governo “que os caminhoneiros sejam bem remunerados e que possam fazer um transporte eficiente e moderno”.

Sair da versão mobile