2014
Brasil reduz taxa de Desmatamento na Amazônia
Uma boa notícia em termos de preservação ambiental acaba de ser divulgada. A taxa de desmatamento na Amazônia, no período entre agosto de 2012 e julho de 2013 foi de 5.891 km². Com isso, registrou-se a segunda menor taxa de desmatamento na região nos últimos 25 anos. A diferença entre a estimativa divulgada pelo governo em novembro de 2013 (5.843km2) e o número consolidado pelo Inpe foi menor que 1%.
Com esse bom resultado o Brasil deixou de 516 milhões de toneladas de CO² e poderá receber cerca de US$ 2,5 bilhões em pagamentos pela redução de emissões de desmatamento alcançada na região da Amazônia Legal, baseado em dados do Fundo Amazônia, que adota o valor de US$5,00 por tonelada de CO2 para captação de recursos de doações vindos de governos estrangeiros, organizações não governamentais e empresas que apoiam o fim do desmatamento.
A notícia é ainda mais animadora, pois além de confirmar a redução da taxa de desmatamento no período observado, também revelou uma redução de 79% desde o ano de 2004, quando foi implantado o Plano de Ação para Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal.
Pelo segundo ano consecutivo o estado que apresentou a menor taxa de desmatamento de florestas entre os nove estados que compõem a Amazônia foi o Amapá, com 23 quilômetros quadrados de área desmatada, quantidade três vezes menor que a do Tocantins que ficou com a segunda posição. Esses números, segundo o Inpe, são usados pelo Governo Federal para a implantação de políticas públicas para as regiões.
Já os estados com as maiores taxas de desmatamento foram Pará, com 2.346 km² e o Mato Grosso, com 1.139 Km².
Os dados servem para mensurar o impacto das ações que visam reduzir a taxa de desmatamento em cada estado, favorecendo sua reestruturação ou a adoção de medidas mais efetivas para garantir a preservação, algo extremamente importante para o equilibro ambiental.
O Blog Logística aplaude as iniciativas de preservação do meio ambiente.
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
PUBLICADO EM Mercado TAGS:
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
0 Comentários
COMENTÁRIOS