2014
Conheça a aplicação da Big Data na logística
São várias as aplicações do Big Data na logística, todas promovendo melhor alocação de recursos e gastos mais eficientes. Apesar dos custos altos, a utilização dessa tecnologia será cada vez mais primordial para atuação do setor.
Mas o que significa isso? Big Data é um termo de sistema de informação que se refere ao armazenamento de uma quantidade massiva de dados processadas em alta velocidade. O uso do Big Data tem se proliferado em áreas como política de governo, investimentos e gestão de empresas, incluindo, dessa forma, as atividades de logística.
A partir do processamento dos dados obtém-se informações que podem ser decisivas para a atuação empresarial. No ambiente da logística, o Big Data poderá coletar dados de todo o processo de realização de pedidos de clientes até informações sobre a entrega.
Em um processo de compra, por exemplo, são gerados dados a respeito do produto desejado, a quantidade e o local de entrega. Os dados da compra são levados ao armazém, no qual o produto será localizado e separado para entrega. Em seguida, ocorre o processo de conferência de pedidos e de embalagem. Por fim, o produto segue para o transporte.
Cada etapa dessa cria informações diferentes, registradas em algum sistema. Com o registro de pedidos, é possível se traçar um comportamento de consumo, como mix de produtos comprados juntamente, horário e período do mês ou ano.
A coleta de itens pode indicar itens de maior giro. Essa informação possibilita organizar o armazém de forma a facilitar a saída de itens de maior giro.
Os dados da conferência podem ajudar a identificar erros no processo e indicar possibilidade de melhoria nos mesmos.
O registro nas embalagens pode promover a utilização de embalagens de um tamanho específico e evitar desperdícios.
Uma pesquisa da Tata Consultancy Services entrevistou 1.217 grandes empresas americanas em 2012 e 2013. Mais de 53% das empresas já utilizavam o Big Data. Dessas empresas, 7% investiram mais de US$ 500 milhões e 15% passaram dos US$ 100 mi. 45% das corporações esperavam um retorno sobre investimento (ROI) de 25%.
Você acredita que o Big Data poderá ajudar no crescimento de seu negócio? Então veja que em nosso novo post listamos o Big Data como uma das 5 tendências em logística para 2017.
O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!
PUBLICADO EM Mercado TAGS: Big Data, Logística,
1 Comentário
COMENTÁRIOS
Deixe o seu comentário!
Deixe um comentário
ÚLTIMOS POSTS
- Tecnologia RFID: o que é e como se aplica na área logística?
- Como a localização dos galpões LOG CP facilita sua gestão logística
- Conheça a logística integrada e seus benefícios
- Condomínios logísticos e a superioridade da sua proposta de valor
- Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!
Eu, Antonio Ricardo Ribeiro dos Santos, gostaria de saber como posso remeter meu Currículo Vitae, para numa oportunidade, dentro de meu Perfil profissional, trabalhar nesta conceituada empresa.
Meu Ramo de atividade é Segurança do Trabalho.
Sem mais, com apreço e respeito.
Antonio Ricardo R. Santos.