Exemplo de logística: Unilever

A multinacional anglo-holandesa Unilever, do ramo de higiene pessoal, limpeza doméstica e alimentos, passou por diversos processos de renovação logística nos últimos anos. Iniciado em 2010, a transformação teve origem com a revisão de todos os processos de logística entre os países com atuação da empresa. A Unilever constatou uma falta de padrão nas ferramentas de gestão de suas operações logísticas.

logistica unilever

A primeira fase foi seguida pela implantação de uma ferramenta de gestão de transporte, em 2011, como parte do plano de revisão de processos e padronização dos sistemas.

As duas etapas seguintes atuaram na captura de valor. Na terceira fase, em 2013, a Unilever deu início à criação de Centros de Excelência em Logística para todos os países das Américas em que atua. Na quarta etapa do processo, em 2014, a empresa iniciou a exploração da escala e da sinergia das estruturas regionais de logística.

O objetivo da Unilever é tornar os Centros de Excelência responsáveis pela gestão centralizada da logística global da empresa, mas atendendo às demandas regionais. Cada Centro realiza o planejamento logístico de curto e médio prazo, a gestão de transporte, de armazenagem, de fluxos internacionais e de compras logísticas.

Com a padronização das ferramentas e a instalação dos Centros de Excelência, a Unilever espera criar uma previsão de demanda mais precisa em todas áreas de atuação para gerar uma estimativa de recursos consistente para as operações logísticas de inbound, outbound e armazenagem por centros de distribuição e para transporte.

Embora a implantação ainda seja recente para divulgação de resultados, a empresa já listou algumas reflexões sobre as implantações. Entre elas, as diferentes condições de infraestrutura em cada país, com níveis de tecnologia muito desiguais por região. A Unilever apontou que o grau de profissionalização na hora do transporte está aquém do esperado, mesmo na América do Norte.

A empresa também sinalizou a dificuldade de se encontrar profissionais com expertise em gestão global e local da logística, o que sinaliza uma área de potencial para especialização de mão-de-obra.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS: Logística,

1 Comentário

  1. Roberto Mesquita disse:

    Gostaria de saber como faço para colocar a minha empresa e fazer a logística, temos uma estrutura montada, peletização e distribuição em todo Nordeste.

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

twenty − 14 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.