A DHL promoveu neste ano pela primeira vez o Blue Sky Transport Design Award, uma competição global aberta ao público para criação de uma solução viável de transporte sustentável com o potencial para moldar o futuro da indústria do transporte. O vencedor foi o Water Strider, um aerobarco elétrico autônomo criado pelos estudantes Philippe Hohfeld e Oliver Lehtonen.
O Water Strider tem capacidade de carregar até cinco metros cúbicos de carga por hidrovias. O protótipo foi revelado em junho, em apresentação realizada em Londres.
“O Water Strider foi deduzido do fato que a maior parte das grandes cidades do mundo podem ser acessadas por hidrovias. Isso nos inspirou a criar um modelo de barco de entrega autônomos que tirem vantagem de infraestrutura já existente de rios e oceanos. A tecnologia e abordagem inovadora possibilita um serviço de entrega rápido, silencioso e sustentável”, afirmam os responsáveis pelo projeto.
Ken Allen, CEO da DHL Express destacou a repercussão do prêmio Blue Sky Transport Design e a qualidade dos projetos enviados. “A competição confirmou para nós o grande interesse na área de transporte sustentável e veículos elétricos”, afirmou. O executivo também enalteceu o projeto Water Strider pela eficiência ao aproveitar a estrutura já existente, apontando para melhora de performance e eficiência em relação às emissões de carbono.
A primeira edição do prêmio contou com projetos de mais de cinquenta países. As ideias variavam de veículos de carga autônomo, aviões híbridos e ferrovias integradas às árvores do planejamento paisagístico urbano. As propostas foram avaliadas em critérios como originalidade, funcionalidade, estética, viabilidade econômica e potência de corrigir os problemas sugeridos.
O júri foi composto de especialistas da Formula E, primeira competição de carros inteiramente elétricos do mundo, integrantes da equipe Andretti FFE, editores da revista Wired e representantes da DHL Express. Os vencedores receberam um prêmio de 10 mil libras.