Ícone do site Blog Logística

Tendências para a logística em 2015

Já estamos terminando o quarto mês do ano, mas sempre é interessante analisar as principais expectativas para o mercado da logística. Apesar de ser uma indústria de constantes mudanças, é importante acompanhar de perto as tendências que devem pautar as atividades da logística neste ano.

Crescimento do e-commerce

Já falamos sobre o crescimento do e-commerce no Brasil e o cenário global não é diferente. As vendas mundiais crescem por média 20% ao ano e devem alcançar US$ 900 bilhões ao final de 2015. Estimativas do instituto de pesquisa Forester Research indicam que o e-commerce representará 11% de todas as vendas do varejo norte americano.

Somente a Índia deve investir entre US$ 500 mi e US$ 1 bi em infraestrutura de logística voltada para o e-commerce. Esse cenário é extremamente otimista para o setor logístico, chave para que as empresas se diferenciem no mercado.

Visibilidade das operações e serviços para clientes

Com o aumento do nível de exigência dos clientes, a qualidade do serviço se tornará uma prioridade cada vez maior. Apenas o rastreio dos pedidos em tempo real não será mais suficiente. Há uma demanda por serviços integrados dentro da cadeia de suprimentos para reduzir o tempo de entregas e melhor o nível de satisfação.

Para tal, uso de softwares integrados aos e-commerces e às operadoras logísticas darão possibilidade aos clientes de gerir as formas de pagamentos, realizar outros pedidos, agendar entregas, ao mesmo tempo que permite às empresas a reduzir custos e esforços em serviços voltados ao consumidor.

Tecnologias móveis e na nuvem

Transportadores e demais operadoras logísticas tem, cada vez mais, utilizado plataformas de computação na nuvem, que possibilitam o acesso a informações vitais de qualquer localização, reduzindo custos e promovendo melhor visibilidade de seus processos.

Crescimento do Big Data

Já falamos da crescente importância da Big Data na logística. As atividades de entrega, alfândega, formas de pagamentos geram um volume de informação enorme para as empresas do setor. Essas informações, usadas estrategicamente, se tornam um conhecimento único que pode tomar um papel fundamental na tomada de decisões das empresas.

Um planejamento eficiente para o uso de sistemas de informação, relatórios detalhados, indicadores chave de desempenhos (KPI) otimizam a eficiência de toda a atividade de logística e Supply chain, além de proporcionar melhores preços e experiência de consumo aos clientes.

Sustentabilidade

Além de otimizar todos os processos para gerar valor para as empresas e consumidores, as atividades de logística têm uma preocupação cada vez maior com a sustentabilidade. Além de novas regulamentações em prol do desenvolvimento sustentável surgindo pelo mundo, a sociedade valoriza cada vez mais as corporações compromissadas com “iniciativas verdes”.

Inovações tecnológicas representam uma grande possibilidade para empresas gerarem menos resíduos e otimizarem o consumo de recursos. Isso vai desde galpões e contêineres com placas que absorvem energia solar até ações reutilização de água e gestão de rotas para reduzir gastos com combustível.

Demanda por profissionais capacitados

A logística envolve uma grande diversidade de atividades. Dessa forma, é uma indústria que exige uma gama de profissionais especializados, com foco em resultados e inovação. Com o crescimento dos negócios, a logística pode lidar com a falta de mão-de-obra capacitada. Uma boa oportunidade para estudantes e jovens profissionais para aprimorar sua formação em uma área primordial para o crescimento econômico global. E não somente em 2015.

Sair da versão mobile