Ícone do site Blog Logística

Tecon Salvador realiza operação para receber carga eólica

O Tecon Salvador realizou no início do mês uma operação especial. O navio alemão E-Ship1 desembarcou com 330 toneladas de equipamentos eólicos para instalação da fábrica Wobbern Windpower em Juazeiro, na Bahia.

A carga incluía equipamentos ainda em construção, 12 pás eólicas com mais de 44 metros de comprimentos e massa de 11 toneladas cada, três seções de torres eólicas, cada uma com quase 23 toneladas, além de motores e peças transportadas em contêineres.

Por serem equipamentos sensíveis e de alto valor, foram necessários cuidados especiais na operação. Durante a descarga, foi realizado o mínimo de movimentação no Tecon.

Por serem transportadas em navios do tipo breakbulk, para cargas avulsas fora de contêineres, a operação teve maio nível de complexidade, envolvendo equipamentos de alta tecnologia e equipe especializada. As movimentações demonstraram o potencial logístico do país, demonstrando infraestrutura adequada, equipamentos de ponta e expertise operacional.

Foi a primeira vez que a embarcação atracou no porto de Salvador. O E-Ship1 é um navio sustentável, que gera 30% da própria energia consumida por meio do efeito Magnus de propulsão: quatro rotores instalados no convés principal são ligados às hélices do navio, o que faz com que elas girem e contribuam para a movimentação da embarcação.

Sair da versão mobile