Ícone do site Blog Logística

Tecnologia de QR Code agiliza operações em portos

O Terminal Embraport, que atua na margem esquerda do Porto de Santos, iniciou a utilização de um sistema de identificação de produtos nas operações de importação de trilhos ferroviários. A empresa adotou leitores de QR Code para garantir segurança e confiabilidade na chegada e identificação das cargas no porto.

Após atracação do navio, os trilhões são descarregados no pátio do terminal, node são grupados em fiadas – nome dado a um conjunto de 12 trilhoes presos a um spreader e transportado por guindastes – posicionadas sobre a carreta (cada caminhão transporta até duas fiadas).

Com o novo sistema, os operadores utilizam um leitor de QR Code para identificar os trilhos, que registra as informações e as disponibiliza ao importador para monitoramento dos deslocamentos das peças e informações sobre a transportadora. Anteriormente, um fiscal anotava todos os números de série de cada trilho e depois os reportava manualmente para a importadora da carga.

Desde que o processo foi adotado pela Embraport, em março, mais de 37 mil trilhos foram importados, com um nível de 80% de acerto na leitura das cargas. A nova tecnologia, inédita no Porto de Santos, garante um processo mais ágil, eficiente e seguro.

O gerente de TI da Embraport, Elder Coppi, destacou os benefícios da adoção da tecnologia para os clientes do terminal. “O processo facilita muito o manuseio deste tipo de carga. Com os dados disponibilizados em tempo real, o cliente pode acessar todas as informações necessárias e acompanhar o transporte de qualquer lugar através do sistema da Embraport na internet, facilitando inclusive o rastreamento dos trilhos”, afirma.

Sair da versão mobile