Ícone do site Blog Logística

Serviços de logística fecham 2014 com crescimento de 6,4%

Apesar de crescer 6,0% em 2014, a taxa registrada pelo setor de serviços revelada mostra a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi a menor apresentada desde o início da pesquisa, em 2012. No entanto, a área de logística, com serviços de transporte, auxiliares e correio cresceram acima da média, com 6,4% em relação a 2013.

O resultado mostra que, apesar do momento difícil da economia brasileira, o setor da logística está em um momento bom. Os resultados acima da média nos serviços de transporte refletem em uma vasta gama de negócios, como transportadoras, operadoras logísticas, serviços de aluguel de galpões logísticos entre outros.

Apesar do baixo crescimento da economia em 2014, o ano registrou um movimento migratório de empresas que estavam locadas em galpões antigos para novos e mais eficientes, diminuindo a disponibilidade dos condomínios logísticos. No entanto, apenas 20% dos condomínios disponíveis são de padrão Classe A.

Marcio Vieira de Siqueira, diretor comercial, técnico e de produção da Log Commercial Properties, acredita que o ano foi iniciado com um otimismo cauteloso em relação ao mercado de condomínios logísticos no Brasil de forma geral, apesar de 2014 ter registrado recorde em volume de locações e expressivo número de entregas de empreendimentos da Log.

“O cenário macroeconômico muito indefinido poderá impactar o mercado, mas acreditamos que o segmento está enxergando as oportunidades e as vantagens de implantar operações logísticas em condomínios, uma vez que o locatário pode contar com gestão profissional, segurança, limpeza, restaurante e outros serviços compartilhados. O mercado de consumo ainda se expande no Brasil e em regiões que temos presença forte”, destaca.

Pesquisa Mensal de Serviços

A PMS teve sua primeira publicação em 2013, iniciando a série histórica com dados desde janeiro de 2012. A pesquisa produz índices nominais de receita bruta, desagregados por atividades e detalhes para alguns estados, apresentando números relacionados ao mesmo mês do ano anterior, acumulado do ano, acumulado em 12 meses, e o índice base fixa, que compara a média mensal obtida em 2011.

O IBGE ainda não apresenta dado com ajuste sazonal, que compara meses consecutivos. Segundo o instituto, a dessazonalização exige uma série histórica de cerca de quatro anos.

Sair da versão mobile