Ícone do site Blog Logística

Saiba quais são os principais custos de frota e como gerenciá-los

Uma das principais preocupações para as empresas de logística são os custos de frota. Esses gastos têm um forte impacto no orçamento logístico. Quando estão descontrolados, trazem dificuldade à manutenção da competitividade do valor do frete e garantia da lucratividade da empresa.

Por isso é necessário conhecer esses custos e compreender quais são as boas práticas de administração. É dessa maneira que sua transportadora terá mais eficácia e aumentará sua produtividade. Da mesma maneira conseguirá eliminar desperdícios e otimizar atitudes para evitar gastos mais elevados.

Para ajudá-lo nessa empreitada vamos apresentar os principais custos relativos à frota e o que fazer para que não fujam do controle. Vamos lá?

Os principais custos de frota

Há 7 gastos que incidem mais fortemente no orçamento logístico:

1. Manutenção

São essenciais para o bom funcionamento dos veículos, mas devem ser gerenciadas para trabalhar a prevenção. Dessa maneira são evitados os consertos imprevistos, que costumam ser mais caros. Essa atitude também evita falhas e quebras. Por isso implante um cronograma de manutenções para reduzir gastos, proteger a frota contra problemas e garantir que os caminhões e automóveis estão em bom estado.

2. Combustível

Impacta fortemente, especialmente em períodos de elevação de preços. Para controlar esse gasto é preciso adotar atitudes para economizar, como:

3. Treinamento de motoristas

A capacitação desses profissionais impacta positivamente os dois custos anteriores. É importante focar situações que causam problemas e aumentam os gastos, por exemplo: aceleração na arrancada, direção em alta velocidade, manutenção do carro desalinhado, colocação do veículo em ponto morto e carregamento de peso excessivo ou má distribuição da carga. Perceba que o treinamento ainda evita a aplicação de multas.

4. Segurança

Esse é um recurso importante para proteger os ativos da empresa. No entanto, é necessário negociar com a seguradora e avaliar as necessidades de franquia, cobertura etc. Apesar de ser um gasto, esse valor também é um investimento.

5. Documentos e regularizações

Um dos principais impostos a serem pagos é o IPVA. Porém, podem existir outras taxas. Além disso, há o programa Despoluir, que incentiva os empreendedores a diminuírem as emissões de poluentes. Aqueles que liberarem menos fumaça contam com alguns benefícios. Por fim, vale a pena atentar às multas e tentar sempre evitá-las.

6. Depreciação

O desgaste dos veículos é natural e exige que a empresa esteja preparada para a renovação dos caminhões. Dessa maneira se evita a descapitalização necessária para a aquisição de novos carros. Nesse contexto o primeiro passo é manter a depreciação contabilizada no planejamento. Além disso, deve-se focar a manutenção preventiva e a conservação para adiar a reposição e garantir uma futura revenda.

7. Custos ocultos

Esse é um dos principais problemas, porque dificilmente são mensurados e controlados. O mais comum é que surjam devido à falta de planejamento, que leva a desperdícios e ineficiência operacional. Alguns exemplos de custos ocultos são: frota indisponível ou ociosa, perdas e uso inadequado dos recursos.

Como manter os custos sob controle

A ideia é sempre reduzir os gastos. Por isso o objetivo é contar com ferramentas que otimizem os processos e, consequentemente, assegurem um controle maior. Você pode adotar, por exemplo, softwares de gestão que ajudam a aumentar a eficiência.

Outra possibilidade é a terceirização de serviços ou da frota. No segundo caso a vantagem é contar com o perfil e a quantidade de veículos certa para o seu negócio, o que evita os custos ocultos devidos à ociosidade de caminhões, por exemplo.

No entanto, você ainda pode ir além. Uma alternativa bastante interessante é alugar galpões industriais, oferecida por empresas como a Log CP. A medida reduz custos com condomínio e permite que a sua empresa tenha uma estrutura de qualidade e com localização estratégica para as suas operações. O resultado é a expansão e flexibilização das atividades.

E na sua empresa, os custos de frota já estão sob controle? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a reduzir ainda mais esses gastos!

Sair da versão mobile