Ícone do site Blog Logística

Quando optar pela locação de galpões?

Qualquer empresa que trabalhe com comércio de produtos precisa de um espaço para armazenar suas mercadorias. Antes de fazer a sua escolha, porém, é preciso garantir que o local é adequado, considerando as características dos materiais e avaliando se o lugar precisa ser adaptado para acondicioná-los.

Nesse sentido, a locação de galpões se torna uma opção bem atraente, garantindo flexibilidade e custos operacionais bem atraentes. No post de hoje, descubra quando essa é a melhor alternativa e quais tipos de negócio podem se aproveitar dessa estratégia:

Expansão do negócio

Quando as empresas buscam expandir os negócios e conseguem obter um crescimento considerável, existe uma possibilidade muito grande de que seja necessário encontrar outro local, com mais espaço para receber os produtos — que certamente chegarão com um volume maior.

Nesse sentido, a vantagem de investir na locação de galpões está na escalabilidade, ou seja, na capacidade de conseguir aumentar a demanda e continuar atuando com eficiência, sem comprometer a qualidade dos produtos ou processos.

Estratégia de localização

A gestão logística é uma área estratégica para as empresas que vai além do controle de atividades operacionais, como o controle de estoque e o transporte das cargas. Um desses pontos-chave para a organização empresarial está na decisão de onde o CD (Centro de Distribuição) ficará localizado.

Essa escolha deve ser pautada com base na distância dos clientes, das transportadoras e também dos impostos que são cobrados na região. Dessa forma, a locação de galpões se torna vantajosa pelo fato de que é possível encontrar estruturas prontas, em vez de ter que aguardar o tempo de construção de um local próprio — sem contar os custos relacionados a essa auto gestão, como a depreciação, por exemplo.

Tipo de negócio

Existem alguns tipos de negócio que lidam com produtos que precisam de condições especiais de armazenamento. Carnes e outros alimentos perecíveis, por exemplo, precisam de um espaço refrigerado; já cargas valiosas também precisam de maior controle e segurança na movimentação; os medicamentos, por sua vez, também podem ter condições especiais de temperatura.

Afinal, quais negócios são mais indicados para a locação de galpões?

A essa altura você deve estar se perguntando quais são os ramos de negócios mais indicados para a locação de galpões, não é mesmo? Bom, podemos dizer que qualquer empresa que deseja organizar melhor o seu estoque, estar bem localizada e reduzir os custos operacionais, pode optar por essa alternativa. Veja abaixo alguns dos mais variados nichos e como eles podem se beneficiar:

E-commerce

Existem alguns e-commerces responsáveis pela própria gestão do seu estoque. Nesse caso, principalmente quando a quantidade de produtos é bem variada, a locação de galpões é uma excelente opção, principalmente no que diz respeito à localização.

Por exemplo: mesmo que o empreendedor esteja localizado no norte do país, com um público concentrado no sudeste, ele pode alugar um espaço nessa região e otimizar o transporte e os prazos de entrega — nesse caso, basta que o fornecedor seja orientado a entregar diretamente no CD.

Operadores logísticos

Operadores logísticos são empresas que realizam o recebimento, armazenagem, expedição e transporte dos produtos para seus clientes — mesmo que a distribuição seja terceirizada, são eles quem respondem pelo desempenho da área. Nesse tipo de negócio, a locação de galpões se faz fundamental, e a localização do CD precisa ser baseada na estratégia de seus clientes.

Comércio atacadista e varejista

Atacado e varejo lidam com uma movimentação grande de produtos diariamente. Além disso, em alguns casos, a demanda pode sofrer com picos de sazonalidade, fazendo com que o recebimento, a movimentação e a expedição dos materiais cresça consideravelmente.

Para essas empresas, a locação de galpões permite a verticalização, tornando o espaço flexível para comportar o aumento de itens armazenados, sem que seja necessário comprometer sua integridade.

Alimentos e bebidas

Alimentos e bebidas podem requerer uma forma especial de armazenagem, principalmente em decorrência da perecibilidade e da fragilidade dos produtos. Nesse sentido, é possível contar com galpões que possuem estruturas adequadas para esses materiais, desde iluminação, até temperatura e condições de armazenagem.

Como você pôde ver, a locação de galpões é uma excelente escolha para vários tipos de negócios, basta avaliar seus objetivos. Quer saber mais sobre como expandir o seu negócio? Então confira agora o que considerar ao aumentar seu empreendimento!

Sair da versão mobile