O Supply Chain (ou Cadeia de Suprimentos) consiste no estabelecimento de relações parceiras de longo prazo entre os componentes de uma cadeia produtiva, incluindo logística. As atividades de cada integrante são planejadas estrategicamente para que possibilitem melhoria de desempenho, redução de custos e agregação de valor.
O que faz o Gerente de Supply Chain?
O gerente de Supply Chain é o responsável por garantir a estrutura necessária para que um produto, bem ou serviço seja entregue ao cliente da maneira mais rápida, segura e barata possível. É uma função essencial em empresas com demandas de logística complexas, sendo responsável pela relação entre fornecedores e organiza os processos logísticos internos.
Como a atividade envolve muitos recursos humanos e materiais, é importante que o profissional tenha mentalidade estratégica, organização e boa desenvoltura interpessoal. O Supply Chain é impactado por novas tecnologias e modelos de gestão, então é imprescindível a constante atualização profissional.
Qual a formação deste profissional?
O curso superior é indispensável. As empresas procuram geralmente por profissionais da área de Administração de Empresas ou Logística. A experiência de atuação em logística e gestão de suprimentos também é um pré-requisito.
Existem cursos de MBA e especializações que podem se tornar um diferencial para o profissional. O domínio de outras línguas, com destaque para o inglês e espanhol, também é importante.
Gostou desse artigo? Quer continuar recebendo conteúdos como esse em primeira mão? Assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!