Ícone do site Blog Logística

Por que a previsão de demanda é importante para uma logística mais eficiente?

A previsão de demanda é uma análise — normalmente feita em colaboração pelas áreas comercial e de gestão de estoque — que, basicamente, consiste em prever as necessidades futuras dos produtos e equilibrar os níveis disponíveis. Para isso, utiliza-se outras análises como o histórico de vendas e de comportamento do mercado.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância que ela tem para a logística e as vantagens que ela pode proporcionar ao negócio, caso seja bem elaborada. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira agora mesmo!

Aumenta a eficiência na gestão de estoques

Poder estimar qual é a quantidade necessária de produtos para os próximos períodos permite que as aquisições sejam feitas de forma mais acertada. Em outras palavras, sua empresa passa a comprar apenas o que é necessário e evita ineficiências como falta e excesso de estoques, perdas e avarias.

Contribui para a melhoria na gestão de recursos

Ao ter uma rotina mais regular no que diz respeito à previsibilidade de recebimentos, armazenagem, movimentação e expedição dos produtos, por exemplo, torna-se possível otimizar o uso dos recursos empresariais — melhorando o aproveitamento do espaço, mão de obra, máquinas, equipamento e até mesmo o tempo gasto em cada processo.

Aprimora o planejamento da cadeia de suprimentos

Quando uma empresa adota a previsão de demanda, ela não beneficia apenas os próprios resultados. O planejamento da cadeia de suprimentos também passa a ser otimizado, visto que seus fornecedores e transportadores terão maior previsibilidade a respeito do volume movimentado.

Sendo assim, ao mesmo tempo que o fornecedor passa a entender melhor as necessidades do seu negócio e pode se programar para atendê-las no tempo certo, as transportadoras também passam a saber melhor qual é o volume de distribuição das cargas em determinado período.

Além disso, a escolha desses parceiros de negócio também é aprimorada, visto que se torna possível identificar quais deles são capazes de atender à sua operação ou se é necessário iniciar um novo processo para contratar outros fornecedores (seja de produtos, seja de serviços como o transporte).

Melhora a tomada de decisão

O processo de tomada de decisão, consequentemente, também se torna mais eficaz, em decorrência da otimização dos outros processos. Entre os principais exemplos de melhoria nesse aspecto, podemos citar:

A previsão de demanda também ajuda a promover a redução de custos

Por fim, com todas as melhorias e vantagens já citadas, podemos afirmar que a previsão de demanda também ajuda a reduzir os custos logísticos da empresa. Isso ocorre devido à diminuição do índice de perdas (obsolescência e avarias, por exemplo), melhor aproveitamento dos recursos, melhoria na negociação com os fornecedores, aumento do índice de atendimento de pedidos e ganho em eficiência dos processos, entre outros fatores.

Como podemos ver, a análise da previsão de demanda, apesar de estar mais direcionada para otimizar a composição dos estoques, garante diversos benefícios para uma empresa (e seus parceiros) e envolve até mesmo a tomada de decisão e outras questões estratégicas, como a implementação de um CD e a melhoria na gestão da cadeia de suprimentos.

Você já conhecia a importância da previsão de demanda? As dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Aproveite os comentários e compartilhe suas experiências e opiniões. Participe!

Sair da versão mobile